Calcule seu salário

Para calcular o valor do salário integral, com o repouso, o(a) professor(a) deverá multiplicar o número de horas-aula semanais por 5,25 (quatro semanas e meia + repouso) e multiplicar o resultado pelo valor hora recebido, obtendo dessa maneira o salário mensal, com o repouso e sem descontos. Para saber o valor exato de sua hora-aula, você deve consultar o RH da escola que leciona, pois há instituições que aplicam valores diferenciados, acima do piso proposto.

Ex.: 20 horas semanais

Valor Hora: R$ 10,00

20 (horas-aula semanal) X 5,25 (4 semanas mais 1,25 do repouso remunerado) X 10 (valor da hora aula) = R$ 1.050,00 (salário mensal com repouso remunerado e sem descontos)


O salário mensal do professor é composto pelo salário base e o descanso semanal remunerado (DSR). O salário base é calculado da seguinte forma: número de aulas semanais multiplicado por 5,25 correspondente a 4 semanas do mês mais o repouso semanal remunerado. Por último, multiplique pelo valor da hora-aula (artigo 320, parágrafo 1º, da CLT).

Para saber quantas horas-aula você trabalha, é preciso transformar as horas-relógio em horas-aula. Cada hora-aula tem o tempo estabelecido em 50 minutos, então seu salário precisa ser calculado em cima da quantidade de horas-aula que você leciona, ou seja 50 minutos por aula.

Exemplo, se você trabalha das 13h30 às 17h30, são 4 horas-relógio que devem ser multiplicadas por 60 (minutos) e divididas por 50 (minutos).

4 horas relógio X 60: 240 minutos

240 minutos / 50 minutos: 4,8 horas-aula

Ao descobrir o tempo de trabalho por dia, você deve calcular seu salário da seguinte forma:

4,8 (horas-aula por dia) X 5,25  (quatro semanas do mês mais o repouso) X valor da hora-aula

Obs: Você deve questionar o valor da hora-aula junto ao setor de Recursos Humanos da sua empresa ou no Sinpro