Comentários desativados em Sinpro impede a votação de projeto de lei discriminatório, na Câmara de Vereadores de Itajaí

Presentes na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Itajaí, de 23 agosto, os dirigentes do Sinpro, Nahor Lopes e Adércia Hostin, ajudaram a impedir a votação do Projeto de Lei Ordinária 212/2011 de autoria da Vereadora em exercício Maria Heidemann (PP).

O projeto propõe que o poder público municipal registre, na porta das escolas, a pontuação alcançada por aquela unidade, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB. Tal proposta é considerada, no mínimo, discriminatória, já que o IDEB deve servir como um diagnóstico de problemas agudos em escolas e sistemas de ensino e não como medalha de mérito para as unidades de ensino.

Os vereadores, que não estavam devidamente orientados sobre o tema, iriam votar o projeto sem nenhum questionamento, não fosse a ação rápida e contundente dos dirigentes do Sinpro e do Vereador Nikolas Reis (PT) que pediu vistas ao projeto apresentado.

145 f1

De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE, as questões que envolvem o projeto de lei apresentado pela vereadora do Partido Progressista, reforçam concepções de educação consideradas equivocadas e prejudiciais. A primeira, consiste em aportar um mecanismo inacabado (o Ideb) para massificar a cultura de avaliação restritiva e que orienta a pseudo recompensa meritória (bônus) aos educadores, prática em desuso nos países mais desenvolvidos.

Um outro ponto a ser considerado é o que diz respeito aos princípios da universalidade do atendimento e da equidade qualitativa. “A escola não pode ser vista como um bem de consumo” destaca o prof. Nahor Lopes, acrescentando “a escola que tiver o melhor índice será a melhor e as outras piores? Isso não é correto. O Sinpro defende que classificar a escola como boa ou ruim afeta a autoestima da comunidade escolar e pode deixar o aluno em situação de constrangimento”.

A professora Adércia Hostin, informa que o Projeto de Lei entrará novamente em pauta na sessão ordinária do dia 30 de setembro. O Sinpro Itajaí já está buscando o apoio das entidades sindicais e representantes de associações de pais e professores para pressionar pela retirada do PL. A mobilização também buscará sensibilizar os vereadores para, caso o projeto entre em votação, não seja aprovado.