Comentários desativados em Sinpro prepara relatório sobre bolsa de estudos e organiza assembleias nas escolas

As professoras Adércia Hostin e Roberta Peinador, dirigentes do Sinpro, realizaram um encontro na última sexta-feira, 22 de julho, com os dirigentes do SAAE-OESTE e a equipe que vai fazer os estudos sobre os cálculos referentes as bolsas de estudos que a categoria tem direito.

O encontro serviu para dar encaminhamento aos critérios aprovados na assembleia geral do dia 14 de julho. O Sinpro já está solicitando aos estabelecimentos de ensino, o relatório de descontos e assim poderá analisar as referências de valores e o percentual disponível aos professores filiados.

O cálculo para as escolas é simples: número total de professores da instituição, multiplicado por 25 (referente a 25% das bolsas), dividido entre os filiados com filhos. Exemplo: uma instituição de ensino que tiver 40 professores, deve multiplicar por 25 resultando em 1000. Esse número divide pela quantidade de professores filiados com filhos, digamos que sejam 12, resultando em 83,3%. Este total é o percentual da bolsa que cada educador daquele estabelecimento teria direito.

Para o Ensino Superior o cálculo é um pouco mais complexo, pois deve ser feito sobre o valor do crédito que o beneficiário paga. Isso se difere por curso e deve ser calculado caso a caso. “O Sindicato dos Auxiliares em Administração escolar do Oeste de Santa Catarina tem uma boa experiência sobre este sistema de administração. O processo é todo virtual, desde a solicitação feita pelo professor, até o relatório final. Nenhum valor passa pelas mãos do sindicato, que terá total idoneidade no processo” informa Adércia. Entre os dias 22 e 25 de agosto serão realizadas assembleias por local de trabalho para os dirigentes explicarem os cálculos de cada escola ou universidade. Fique de olho na agenda de assembleias e participe!