#SOMOSTODOSMARLENE

      Comentários desativados em #SOMOSTODOSMARLENE
211 5

Atualizado 09/06/2017

Sinpro e Contee se solidarizam com a historiadora e professora do Programa de Pós-Graduação em História da UDESC, Marlene de Fáveri, na luta contra a injustiça e perseguição.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores de Estabelecimentos de Ensino  — Contee e o Sindicato dos Professores de Itajaí e Região — Sinpro se solidarizam com a historiadora e professora do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Marlene de Fáveri, na luta contra a injustiça e perseguição que vem sofrendo.
Marlene está sendo processada por dano moral movida por uma ex-orientanda do mestrado, depois que esta teve a orientação negada e, também, de ser reprovada em banca examinadora sob orientação de outro professor. Essa negativa deu-se depois de diversas manifestações públicas nas quais a aluna desqualifica as mulheres, menospreza a pesquisa de gênero e os estudos universitários e, ainda, se mostra sexista.
As diretorias da Contee e do Sinpro qualificam essa atitude como reacionária por seu intuito de querer calar as vozes acadêmicas que defendem os direitos humanos e a luta pelo empoderamento da mulher na vida social. Posturas dessa natureza ganham espaços numa sociedade com traços autoritários e em um país que vive em estado de exceção. O resultado desse processo traumático é embalado por mobilizações de rua que reivindicam, entre outras, a volta da ditadura militar, além de movimentos conservadores que defendem projetos como o Escola Sem Partido, que busca eliminar nas escolas o pensamento crítico e implantar o regime de “lei da mordaça” aos professores.
Mas não para por aí. Continue lendo.

{backbutton}