4ª Festival Internacional CINERAMA.BC

      Comentários desativados em 4ª Festival Internacional CINERAMA.BC
211 5

Atualizado 04/04/2014

4ª Festival Internacional CINERAMA.BC exibe longas e curtas dirigidos pelos mais premiados jovens diretores do cinema de arte no mundo De 06 a 13.04, o Festival Internacional de Cinema em Balneário Camboriú exibe longas de ARTE inéditos no Brasil

 

Há quatro anos nasceu em Balneário Camboriú (SC), um festival pequenino com grandes pretensões. Criado pelos jovens cineastas André Gevaerd e Barbara Sturm, o CINERAMA.BC começa a se consolidar como um festival para cinéfilos de verdade. O evento exibe poucos e bons filmes de ARTE (com A maiúsculo). A maior parte da seleção não tem data de estreia no País.

 

Na quarta edição, que será realizada de 06 a 13.04, o CINERAMA.BC exibe oito longas-metragens e oito curtas-metragens inéditos no Brasil, dirigidos pelos mais talentosos e premiados jovens realizadores do cinema de arte do mundo. Na seleção estão filmes como o belga Violet (premiado no Grande Prêmio do Generation 14plus do Juri Internacional da Berlinale 2014) e o americano Escape from Tomorrow (filmado dentro da Walt Disney World sem autorização, e exibido na Seleção Oficial Festival de Sundance 2013). Oportunidade única para os cinéfilos de plantão. As sessões são gratuitas e serão realizadas sempre às 18h e às 21h, no Cine Itália. Os ingressos devem ser retirados com 1 hora de antecedência na bilheteria do cinema.

 

Além da mostra competitiva de longas e curtas-metragens, que vai premiar as melhores produções com a Coruja de Ouro em diversas categorias (melhor filme, melhor direção, melhor ator, melhor atriz, melhor curta-metragem), o evento também promove outras atividades como palestras, debates e oficinas, com objetivo de formar público de arte e também produtores audiovisuais.

 

“A ideia é que o público possa saborear de verdade as produções, não viver uma maratona. O evento busca dar a maior visibilidade possível a cada filme selecionado, por isso trabalhamos com uma seleção oficial concisa”, afirma André Gevaerd. A curadora do festival, Barbara Sturm, completa: “O objetivo é mostrar diferentes formas de sensibilidade em ficções e documentários nacionais e internacionais de estreantes, que apresentam a première no Brasil de seus filmes durante o festival”.

 

Competição Oficial – A curadoria do CINERAMA.BC recebeu inscrições de 809 curtas-metragens e 188 longas para a Competição Internacional, de países como Brasil, Bulgária, Japão, Nepal, Argentina, Noruega, Austrália, México, Espanha, Áustria, Coréia, Rússia, França, Venezuela, Cuba, Estados Unidos, Itália, Suíça, Bélgica, Alemanha, Síria e Sérvia. “Ficamos muito felizes com a quantidade, diversidade e qualidade das produções que chegaram para nós”, comemora Barbara.

 

Atividades paralelas

 

* CINERAMA.BC VIVO – apresenta ao público novas manifestações da linguagem cinematográfica e suas diferentes formas de exibição, além de convidar artistas multimídia para apresentar performances nas ruas da cidade.

 

* MOSTRA CATARINA – exibe curtas produzidos em Santa Catarina ou por artistas catarinenses.

 

* RESIDÊNCIA CINERAMA.BC – uma verdadeira imersão no mundo do cinema por meio de oficinas, palestras e debates sobre a sétima arte com renomados profissionais.

 

* FOCO PAÍS: apresenta o cinema de um país diferente a cada edição. Neste ano, o foco é a Bélgica.

 

* SESSÃO CORUJINHA – mostra de filmes infanto-juvenis. Nesta edição, será exibida a animação belga Kiriku e a Feiticeira, (Kirikou et la sorcière, 1998), do diretor Michel Ocelot e o curta O salva-vidas, de Julia Peixoto, de Balneário Camboriú.

 

Sobre o Festival – O CINERAMA.BC é realizado há quatro anos em Balneário Camboriú, Santa Catarina. O Festival conta com apoio da Ancine (Agência Nacional do Cinema), Cinema do Brasil, Ministério da Cultura, Consulado Geral da Bélgica no Brasil, Wallonie Bruxelles Image, Flanders Image, Governo do Estado de Santa Catarina e Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina, Fundação Catarinense de Cultura e Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú junto à Fundação Cultural de Balneário Camboriú e à Secretaria de Turismo.

 

Programação completa disponível no site: http://www.cineramabc.com.br/

 

4º Festival Internacional Cinerama.BC

 

Local: Cine Itália (Avenida Central, 335, Balneário Camboriú – SC)

Data: de 06 a 13.04

Horário: sessões às 18h e às 21h

Ingressos: grátis, devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria.

Lotação: 700 lugares

 

Todas as palestras, debates e oficinas são gratuitos. Para as atividades é necessária a inscrição prévia através do email: residencia@cineramabc.com (mandar no email as seguintes informações: nome completo, email para contato, telefone, RG, CPF, atividade pretendida).

 

 

{backbutton}