Todas por uma educação inclusiva e solidária!

      Comentários desativados em Todas por uma educação inclusiva e solidária!
211 5

Atualizado 24/09/2014

As trabalhadoras em educação reunidas no encontro promovido pela Internacional da Educação para a América Latina (Ieal) no Recife exigiram mais políticas inclusivas para seguir avançando na igualdade de direitos demonstrada em toda a região.

O encontro da Rede de Trabalhadoras terminou na última quinta-feira (18) e contou com a participação das diretoras da Contee Adércia Bezerra Hostin (Secretaria de Assuntos Educacionais) e Rita Fraga Zambon (Secretaria de Gênero e Etnia).

 

Entre as discussões, uma das pautas foi políticas públicas, com enfoque na igualdade de gênero, as participantes puderam debater sobre a necessidade de aprofundar mudanças que estão acontecendo em alguns países, sem perder essa perspectiva de luta pela equidade. O encontro tratou sobre mercado de trabalho, combate à violência, direitos sexuais e reprodutivos – ressaltando que abortos clandestinos são a quinta causa de morte de morte no Brasil e que o tema deve ser encarado como questão de saúde pública –, além da participação e do empoderamento da mulher nas entidades sindicais, com atuação ativa na vida pública, tanto política quanto social.

 

Rita Fraga avaliou o encontro como extremamente positivo, com destaque para os painéis expostos por Tatau Godinho, secretária de Políticas de Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres, vinculada à Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) do Governo brasileiro, e por Pollyanna Magalhães, da organização Católicas pelo Direito de Decidir.

 

“A reunião, como sempre, atingiu as expectativas, com a participação de mais de trezentas trabalhadoras de vários países da América Latina”, ressaltou a coordenadora da Secretaria de Gênero e Etnia da Contee. Segundo ela, a troca de experiências permite ainda avaliar em que aspectos o Brasil está avançado em relação aos outros países, e que pontos precisam de avanços. Rita destacou também, como uma das unanimidades do encontro, a defesa do Estado laico nos países latino-americanos. “Muitas das dificuldades em avançar se devem à influência das igrejas sobre os governos.”

 

Assista aqui os vídeos dos debates.

 

 

 

 

Fonte: Da redação, com informações da Ieal / CONTEE Foto da home: Ieal. Fotos internas: Rita Fraga e Ísis Tavares/CNTE

 

{backbutton}