Presidente da CUT se reúne com a ministra Ideli para tentar destravar negociação com servidores federais

      Comentários desativados em Presidente da CUT se reúne com a ministra Ideli para tentar destravar negociação com servidores federais
196 3

Na semana em que os servidos públicos federais intensificaram as mobilizações para pressionar o governo pela apresentação de propostas concretas às demandas do setor, o presidente eleito da CUT, Vagner Freitas, se reuniu com a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, para relatar a situação do setor e pedir que o governo destrave a negociação.

“A negociação está travada e o governo precisa fazer propostas. Se os trabalhadores vão aceitar ou não, a categoria resolverá em assembleias, como é o caso dos professores que vão decidir se aceitam ou não o índice de reajuste proposto pelo governo”. Segundo Vagner, o que a CUT quer é ajudar na negociação, destravar o processo que não está caminhando.

Além da questão dos servidores públicos federais, Vagner conversou com a ministra sobre a pauta dos trabalhadores que está parada no Congresso Nacional e citou itens fundamentais para a classe trabalhadora como a aprovação das Convenções 151 e 158 da OIT, o fim do fator previdenciário e a implementação do Fator 85/95 e alterações no projeto de terceirização do deputado Sandro Mabel (PMDB-GO) que está tramitando na CCJ – Comissão de Constituição e Justiça.

O secretário adjunto da Secretaria de Relações do Trabalho da CUT, Pedro Armengol, também participou da audiência com a ministra Ideli. Ele relatou detalhes das negociações e também falou para a ministra que o governo precisa apresentar alguma proposta para a categoria.

Vagner Freitas vai fazer o mesmo pedido ao ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria Geral da Presidência da República, que vai receber o novo presidente da CUT e alguns secretários na próxima quinta-feira, dia 18, às 16h00. A CUT também está solicitando audiência com a ministra Miriam Belchior, do Planejamento.

 

Acampamento da greve “Negocia, Dilma!”

Servidores federais de todo o Brasil estão participando desde o dia 16 de um acampamento do movimento de luta pela apresentação de propostas concretas do governo às demandas mais urgentes do setor.

Nesta terça-feira (17), às 22h00, o presidente da CUT, Vagner Freitas, visita o “Acampamento da Greve”, ponto de apoio para uma série de atividades que acontecerão ao longo da próxima semana. O acampamento foi instalado nesta segunda (16) Esplanada dos Ministérios.

Nesta quarta-feira (18), Vagner participa do ato da categoria “Negocia, Dilma”.

Os servidores vão se concentrar na Catedral de Brasília, de onde sairão em marcha pela Esplanada por volta das 09h30. O movimento deve ser concluído com um pedido de audiência a ministra do Planejamento, Miriam Belchior.

Informações: Central Única dos Trabalhadores

 

196 f3

 

 

 

 

{backbutton}