Cinema e educação, sempre uma boa pedida

      Comentários desativados em Cinema e educação, sempre uma boa pedida
203 4

Desde sua invenção, o cinema mantém uma relação muito próxima com a educação, contribuindo para o enriquecimento sociocultural dos indivíduos.

Assistir filmes é uma prática social que promove um exercício de reflexão tão importante como a leitura, por esta razão ele deve ser considerado como parceiro da educação.

Pierre Bourdieu, diz que a experiência das pessoas com o cinema contribui para desenvolver o que se pode chamar de “competência para ver”. Porém, o desenvolvimento de tal competência não se restringe ao simples ato de assistir a filmes; tal competência tem ligação com o universo social e cultural dos indivíduos.

Rosália Duarte afirma que, em sociedades audiovisuais como a nossa, o domínio dessa linguagem é requisito fundamental para que possamos transitar em diferentes campos sociais. “A imagem em movimento tem relação com aquilo que somos, com nossas identidades, o que nos remete a uma reflexão sobre a importância da linguagem audiovisual na nossa sociedade. Valoriza-se muito, em nossa cultura, a linguagem escrita e a importância de conhecermos uma série de obras literárias, bem como seus autores; mas a leitura de imagens e a prática de ver e analisar filmes é de extrema relevância e importância no nosso cotidiano” pontua a pesquisadora.

Essa questão da linguagem audiovisual tem especial importância para nós, professores e professoras, se pensarmos a educação como um processo de socialização.

Pensando nestas teorias e acreditando que o cinema é parte viva na vida dos educadores, o SINPRO Itajaí e Região vem fomentando a participação dos professores sindicalizados em eventos cinematográficos, através de convênios com salas de cinema e publicações de eventos culturais que envolvem o cinema.

No site do SINPRO, você encontra um link para acessar a programação dos cinemas do grupo GNC, no qual o sindicato é conveniado e também pode fazer sua reserva de ingressos, lembrando que professores sindicalizados podem comprar as entradas pelo valor de R$10,00, sem restrições de quantidade. A compra dos ingressos pode ser feita com uma de nossas funcionárias, em horário comercial, na sede do sindicato.

 

203 f4

 

 

 

 

{backbutton}