Conferências Municipais e Intermunicipais Populares de Educação movimentam Santa Catarina

O Estado realiza várias conferências ao longo do mês de novembro e durante a primeira quinzena de dezembro, promovendo ampla mobilização e engajamento da sociedade.

Nos próximos dias ocorrem as Conferências Municipais de Tubarão e de Criciúma e as Conferências Intermunicipais de Blumenau e Florianópolis. Nos dias 07 e 08 será realizada, ainda, a Conferência Municipal de Itajaí.

Para Adércia Hostin, coordenadora da Secretaria de Assuntos Educacionais da CONTEE e membro do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), a Conape 2018 tem como desafio ser um espaço político de retomada do projeto democrático educacional do país e de enfrentamento aos ataques nos direitos sofridos pelo povo brasileiro. Para Adércia o movimento da CONAPE “reestabelece, junto as entidades, movimentos, organizações, pais e alunos e sociedade civil a discussão de investimento em políticas públicas educacionais e reconstrói a perspectiva de avançar nas conquistas para educação brasileira, pública e de qualidade, inclusiva e socialmente referenciada”.

Para Adércia, as conferências populares vão além do PNE: “Os processos de conferências que antecedem a etapa Nacional buscam, para além de ratificar o PNE como política de Estado e objeto de ações de monitoramento contínuo e avaliações periódicas, reforçar a importância do monitoramento dos Planos Municipais e Estaduais de Educação. Ademais colabora para reafirmar concepções relativa à gestão e financiamento da educação para todos e todas, com qualidade social”.

Os processos de realização das conferências municipais e intermunicipais de educação redundarão na realização da Conferência Estadual Popular de Educação, em março de 2018.

Para mais informações de datas e programação acesse: www.fnpe.com.br

Confira abaixo a programação de Itajaí:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *