Comentários desativados em Contee participa da VI Reunião dos Sindicatos de Educação Superior da América Latina

Atualizado 24/04/2014

Terminou ontem (23) a VI Reunião dos Sindicatos de Educação Superior da América Latina, que antecedeu, em Porto Alegre, o Encontro de Organizações Sindicais da Educação Superior da América Latina e do Caribe, aberto à comunidade universitária, que começa nesta noite e vai até a próxima sexta-feira (25).

As atividades realizadas dia 22 e durante a manhã e a tarde da última quarta-feira foram restritas aos integrantes das entidades da Ieal. A Contee foi representada pelos diretores Cássio Filipe Galvão Bessa (Secretaria-Geral), Adércia Bezerra Hostin (Secretaria de Assuntos Educacionais), Maria Clotilde Lemos Petta (Secretaria de Políticas Internacionais), José Ribamar Barroso (Secretaria de Organização Sindical), Alan Francisco de Carvalho (Secretaria de Políticas Sociais) e Cristina de Castro (Secretaria de Comunicação Social).

Os trabalhos desses dois dias começaram com uma reflexão sobre a educação superior e o movimento pedagógico latino-americano, abordando políticas públicas para as universidades da região. Essa mesa contou com a participação da diretora Adércia Hostin e foi seguida pelo debate sobre políticas de democratização e inclusão no ensino superior, do qual, além de Adércia, também tomou parte o diretor Cássio Bessa. A reunião ainda tratou das condições de trabalho no setor (contratação, salários, carreira, avaliação docente, negociação coletiva) e, ao fim da terça-feira, cada entidade deu os informes de sua agenda sindical frente aos temas. Nesse momento, a Contee foi representada pelo diretor Ribamar.

Por sua vez, foi debatido o papel da universidade como organismo de pesquisa e de políticas públicas para o desenvolvimento e a inclusão social, seguido de uma mesa sobre o financiamento da educação superior, da qual Adércia também participou.

Além disso, também foi discutido os processos de regionalização e integração nacional e latino-americana versus o globalização mercantilizadora. Já na plenária final foram traçadas estratégias de atuação conjunta para a melhoria das condições de trabalho e da democratização das universidades da região, bem como para intervenção nos âmbitos de definição e coordenação de políticas universitárias regionais. A plenária final tratou, ainda, da intervenção do setor de educação superior no movimento pedagógico latino-americano e para o fortalecimento dos sindicatos do setor. Foram apresentadas várias propostas que visam integrar ainda mais as entidades e suas lutas. O relatório detalhado será encaminhado posteriormente.

Hoje, durante os debates abertos à comunidade universitária, será a vez de a coordenadora-geral da Contee, Madalena Guasco Peixoto, participar das discussões sobre o financiamento e regulação do ensino superior e o papel das universidades na formação de professores. Na sexta feira, a diretora Maria Clotilde Lemos Petta toma parte da mesa que conduzirá a plenária de organização sindical.

Fonte: Contee

Fotos: Proifes e Contee