Comentários desativados em Contee presente: Encontro Sindical Nossa América aponta unidade como estratégia de ação

Atualizado 07/05/2014

Contee presente: Encontro Sindical Nossa América aponta unidade como estratégia de ação Com o intuito de reforçar a unidade de ação e a integração latino-americana, foi realizado no último fim de semana (dias 3 e 4 de maio) o VI Encontro Sindical Nossa América (Esna), em Havana, Cuba.

Os diretores da Contee Adércia Bezerra Hostin (Secretaria de Assuntos Educacionais), João Batista da Silveira (Secretaria de Assuntos Jurídicos), José Carlos Arêas (Secretaria de Políticas Sindicais), José Ribamar Barroso (Secretaria de Organização Sindical) e Maria Clotilde Lemos Petta (Secretaria de Políticas Internacionais), juntamente com outros diretores e representantes de entidades filiadas, estiveram entre os 455 delegados de 20 países presentes, os quais representaram 181 organizações.

Durante os dois dias foram debatidos os desafios do movimento sindical na América Latina e as formas de aumentar o protagonismo da classe trabalhadora nas lutas políticas em curso no continente, além do desenvolvimento de um programa de formação, investigação e assistência técnica na região, assim como campanhas de solidariedade e em defesa da liberdade sindical.

Uma mensagem do presidente cubano, Raúl Castro, foi enviada aos participantes do encontro, recordando que na América Latina se produzem transformações econômicas e sociopolíticas ao mesmo tempo que avançam diferentes processo de integração.

Para o coordenador-geral do Esna, Juan Castillo, o momento vivido pelos povos latino-americanos não admite nenhum tipo de divisão entre eles. Ele ressaltou que essa unidade não é algo facilmente conquistado, mas reafirmou que o processo é muito válido e destacou que as eleições de setembro na Venezuela e de outubro no Brasil são fundamentais para a luta dos trabalhadores.

A VI edição do Esna também conferiu um reconhecimento e uma expressão de solidariedade com o povo e a Revolução Cubana, além de fazer parte das comemorações do aniversário de 75 anos da Central dos Trabalhadores de Cuba (CTC).

Com informações do Portal CTB

Fonte: Contee