Encontro Nacional de trabalhadores do Ensino Superior

Comentários desativados em Encontro Nacional de trabalhadores do Ensino Superior

Acontece neste final de semana, de 17 a 19 de junho, em São Paulo, o VII Encontro de Educação Superior da CONTEE. O SINPRO está neste presente neste evento através dos seus representantes.

Em meio A presidenta do Sinpro e Secretária de Assuntos Educacionais da Contee, profª Adércia Bezerra Hostin, o jornalista e professor Isaías Venera e a professora Roberta Peinador estão no encontro para debater políticas que valorizem o educador do Ensino Superior.

O Sinpro publica neste boletim, a carta de abertura do encontro contendo as principais intenções do evento, dinâmica do trabalho e sistematização das propostas.

Para construir a vanguarda das políticas para a Educação Superior

“Menor que meu sonho não posso ser”.

Lindolf Bell*

“A educação para um mundo melhor depende de nossa capacidade de sonhar. De lutar para materializar nossos sonhos e concretizá-los com participação e sabedoria. É como bendiz o poeta catarinense*, não dá para querer ser menor. E a Educação não pode ser algo menor em nosso país.
Há mais de 20 anos, trabalhadores em educação no ensino privado se organizam na Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino, para unirem sonhos, ideais e reflexões de como trazer ao cotidiano educacional mais qualidade, isonomia de oportunidades e comprometimento com a construção de um mundo socialmente justo.

Para reafirmar a “pretensão” de que os que os sonhos podem se tornar realidade, a Confederação realiza este ano o VIII Encontro Nacional de Educação Superior, com o tema Novo modelo da expansão privatista. Este evento é uma forma de comemorar as lutas e glórias que os trabalhadores do ensino superior vivem a cada ano. Para nós da Contee, comemorar significa alegrar-se com as conquistas e retomar fôlego para novos desafios.

Por isso, o VII Encontro Nacional de Educação Superior pretende fomentar o grande desafio de consolidar o debate sobre o setor depois de onze encontros regionais e Estaduais.Em cada um destes encontros, os trabalhadores encaminharam proposições para o avanço das políticas educacionais do ensino superior. Desta forma, as propostas ficaram vinculadas à realidade da região ou estado.

Para a Contee, o trabalho está voltado em fomentar o debate e organizar meios para que os anseios dos professores e técnicos administrativos das instituições de ensino superior, sejam contemplados, respeitando as diferentes realidades deste setor, no Brasil. A reunião desses debates permitirá que a Confederação elabore um documento propositivo e que expresse a vanguarda de uma nova política para a educação superior.

Neste caderno, os representantes das entidades terão a sua disposição as deliberações do VII Conatee , o Projeto de Lei nº 8035/2011 (é isto que vai ou um parecer?) que traz o Plano Nacional de Educação (PNE), as emendas da Contee ao PNE e o projeto de Lei das universidades comunitárias.

A fim de garantir um bom trabalho aos participantes do encontro, a Contee contou com a colaboração de dois grupos de trabalho que se ocuparam da sistematização das propostas realizadas nos debates estaduais e regionais, bem como da logística do encontro. O Grupo de trabalho de Dinâmica e Sistematização,tem como função sistematizar as propostas deliberadas nos Seminários Estaduais/Regionais; e o segundo intitulado Grupo de Trabalho de Infraestrutura e Logística, tem como desafio acompanhar ações que garantam a realização de um bom encontro.

E enfim, convidamos os participantes a sentirem-se “em casa”. Participem e contribuam com suas vivências, seus estudos, suas experiências e também seus sonhos. Cremos na máxima que incorpora os desejos do coletivo e por isso acreditamos que os sonhos experimentados em comunhão tornam-se bem mais reais. Bom encontro a todas e todos!”