Processo de negociação salarial 2017

      Comentários desativados em Processo de negociação salarial 2017
211 5

Atualizado 17/02/2017

Hoje (17/2/2017), iniciou-se a negociação salarial 2017 da categoria dos professores em estabelecimento particular de ensino.

A negociação salarial 2017 terá foco nas cláusulas econômicas e sociais. Dentre as reivindicações estão:

 

Defender nossa convenção coletiva de trabalho

 

Nossa convenção coletiva de trabalho, hoje, aponta direitos e obrigações reconhecidos por todos – são itens negociados e aprimorados.

Não queremos retrocesso. Queremos defender o que já foi acordado e aprimorar itens importantes, negociando com serenidade, tendo sempre em vista melhores relações de trabalho.


Garantia de 2 anos da convenção coletiva de trabalho – C.C.T


Queremos Garantir a C.C.T de 2 anos, como já vem acontecendo nos últimos 5 anos. A cada 2 anos, são negociadas as cláusulas sociais da C.C.T e, anualmente, as cláusulas econômicas.

Do jeito que as coisas vão no país, o professor precisa de alguma tranquilidade para poder ensinar, e ensinar bem.

O professor não pode viver aflito; não deve trabalhar sem a serenidade necessária para se dedicar ao seu ofício.

As instituições de ensino também precisam de previsibilidade – é vantajoso para a instituição contar com uma convenção de dois anos, que permite planejar seus custos, seus ajustes, sem susto e sem atropelos.

 

Garantia do Triênio

O triênio foi uma das grandes conquistas do seu sindicato.

O SINPRO segue na luta para retirar o teto de 21% estipulado na convenção.


C.C.T Atual

Cláusula Décima Primeira –   Quando o professor completar cada 3 (três) anos de efetivo exercício ao mesmo empregador, fará jus a aumento de 3% (três por cento), a título de adicional por tempo de serviço, o qual não ultrapassará 21%.


Garantia da Bolsa de Estudos

 

A bolsa de estudos foi outra conquista importante, e o SINPRO mantem a defesa da garantia do acesso a todos(as) os(as) professores(as) nos seus locais de trabalho.

 

Hora-atividade

O SINPRO, anualmente, nas negociações salariais, vem negociando e defendendo a hora-atividade. Entendemos que o trabalho do professor vai além da sala de aula com a correção de provas, trabalhos dos alunos e preparação de aulas.

O que queremos é um adicional de 5% (cinco por cento) na remuneração.

 

Adicional por aprimoramento acadêmico

Outra reivindicação será o adicional por aprimoramento acadêmico. O SINPRO pede, nas negociações, que as instituições de ensino paguem aos seus professores(as) adicional por titulação, incidente sobre o valor da hora-aula básica contratada.



{backbutton}