Nota de Pesar: Luiz Carlos Cancellier

Comentários desativados em Nota de Pesar: Luiz Carlos Cancellier

Solidarizamo-nos com toda a família, amigos e comunidade universitária da UFSC e repudiamos toda e qualquer operação policial que não se paute pelo devido processo legal e pelo justo direito de defesa.

É com grande tristeza e pesar que o Sindicato dos Professores de Itajaí e Região – Sinpro recebe a notícia do falecimento do professor Luiz Carlos Cancellier, reitor da Universidade Federal de Santa Catarina.

Vítima, há cerca de 15 dias, de uma operação arbitrária da Polícia Federal, ele foi preso e liberado no dia seguinte. Ele foi acusado de desvio de recursos na UFSC e obstrução da justiça. Tanto a administração da universidade, como institutos, professores e estudantes manifestaram seu repúdio à forma com que essa operação foi conduzida e divulgada pela mídia, desrespeitando o estado democrático de direito e a presunção de inocência, pois foram alegadas ao atual reitor possíveis irregularidades, que podem ter ocorrido em gestões anteriores.
Essa situação trágica, além de entristecer-nos, preocupa-nos e indigna-nos. Vivemos em um ambiente de sérias perseguições a figuras e lideranças políticas, em um verdadeiro desmonte de todas as conquistas que tivemos em nosso país.