Porto Cênico promove evento inédito de teatro para bebês

      Comentários desativados em Porto Cênico promove evento inédito de teatro para bebês
211 5

Atualizado 02/10/2015

Santa Catarina recebe o primeiro evento de teatro voltado para bebês. Um formato novo e pouco explorado, porém com demanda e procura.

Itajaí irá sediar o primeiro evento de artes cênicas voltado para bebês do estado de Santa Catarina. Promovido pelo Grupo Teatral Porto Cênico (Itajaí/SC), a programação inteiramente gratuita ocorre na semana do dia das crianças com três espetáculos de teatro, uma oficina e uma conversa sobre teatro para crianças de 0 a 4 anos de idade. O evento “5ª Edição Formação Estética e Poética: Mostra para bebês”, tem patrocínio da Prefeitura de Itajaí por meio do Edital Eventos Comunitários e apoio do SESC, Super Mercado Xande e Hotel Marambaia. A programação inicia dia 10 de outubro e segue até o dia 15, com atrações na Casa da Cultura e Teatro Municipal.

Há cinco anos o Grupo Teatral Porto Cênico promove o evento “Formação Estética e Poética”. A cada ano traz uma temática diferente. Desta vez propõe a edição de uma Mostra de Teatro para Bebês. Será uma oportunidade de formação para atores, educadores e pais, na linguagem teatral específica para crianças de 0 a 4 anos. Assim como também, o momento do primeiro contato, da maioria de seus espectadores, com a linguagem teatral, estimulando e valorizando uma nova poética, além de oportunizar uma experiência sensível entre pais e filhos.

 

PROGRAMAÇÃO:

 

Dias 10 e 11.10 (sábado e domingo)

Reestreia Espetáculo Bolsa Amarela, com atriz Ana Paula Beling e Aline Barth

Grupo Teatral Porto Cênico (Itajaí/ SC)

Local: Casa da Cultura Dide Brandão

Horário: às 17 horas

Público: 100 pessoas

Faixa etária: 07 a 11 anos

 

Sinopse: O espetáculo “Bolsa amarela” é mais uma montagem teatral do grupo Porto Cênico, dedicada à infância. A montagem é livremente inspirada no livro “A bolsa amarela” de Lígia Bojunga. A peça narra a história de Raquel, menina de uns oito anos, que além de enfrentar as questões típicas da sua faixa etária, sente-se extremamente só. É a única criança numa casa de adultos, vivendo em um mundo de adultos. Vemos o mundo pela ótica dessa menina que inventa sua aventura de viver. Numa composição lúdica, Raquel dialoga consigo mesma, há um duplo inventado que carrega o espectador ao universo das crianças e suas possibilidades imaginativas.

 

Dia 12.10 (segunda-feira)

Espetáculo “A Bailarina”

Grupo Sobrevento (São Paulo/ SP)

Local: Teatro Municipal de Itajaí

Horário: às 17 horas

Público: 35 bebês e 35 adultos

Faixa etária: seis meses a 3 anos

Sinopse: Destinado a crianças de seis meses a 3 anos de idade, trata-se de um espetáculo amadurecido ao longo de cinco anos de discussões e muito trabalho para estabelecer e desenvolver o Teatro para Bebês no Brasil. O espetáculo tomou como tema o sentido do

equilíbrio, entendendo que a busca do equilíbrio físico e emocional poderia não ser uma libertação, mas um aprisionamento, que pode nos levar a abstrair o mundo, fazendo com que nos foquemos demais, com que nos fechemos, que não olhemos ampla e verdadeiramente para aquilo que nos cerca. Assim foi criado o espetáculo BAILARINA que cruzou o tema trabalhado com o Teatro de Objetos, através da utilização central de uma caixa de música e de colares, que foram adquirindo diferentes funções poéticas na encenação.

 

Dias 13.10 e 14.10 (terça e quarta-feira)

 

Oficina Criando um Espetáculo para Bebês

Local: Casa da Cultura Dide Brandão

Coordenação: Sandra Vargas (Grupo Sobrevento – São Paulo/SP)

Dia 13.10 – das 14h às 18 horas e das 19h às 22horas

Dia 14.10 – das 8h às 12h e das 14h às 18horas

Inscrições gratuitas pelo e-mail: portocenico@portocenico.com.br

Sinopse: O Teatro para Bebês obriga os seus criadores a uma nova postura e a um novo olhar. Partindo do pressuposto de que todo ser humano tem uma capacidade inata de entendimento, de comunicação e de sensibilidade, chegamos a um ponto que desconhecemos, em que temos mais a aprender que a ensinar. Não nos servem mais os truques, as caretas, as cartas na manga, a emoção técnica e superficial, os velhos esquemas. E, de quebra, descobrimos que o espaço, o jogo, a forma e o lugar social que o Teatro assumiu também podem ser questionados. E que estas ideias às quais andamos agarrados – mesmo princípios científicos e fundamentos pedagógicos – não passam de preconceitos. E temos que olhar tudo como pela primeira vez. E redescobrir aquilo que achávamos que conhecíamos. Em busca de um novo Teatro, de uma nova comunicação e de nós mesmos. A oficina foi um bom momento para começar a desconfiar do que acreditamos saber e confiar no que desconhecemos.

 

Dia 14.10 (quarta-feira)

Conversa sobre bebês: Saberes construídos na residência realizada em Brasília

Local: Casa da Cultura Dide Brandão

Horário: 19 horas

 

Sinopse: Grupo Teatral Porto Cênico irá explanar como foi a residência feita em Brasília (DF) durante a primeira mostra internacional de Teatro para bebês realizada no Brasil. Trata-se da 4ª edição do evento “Primeiro Olhar: Festival Internacional de Teatro para Bebês”. As integrantes do Grupo participaram ente os dias 17 e 22 de agosto de 2015, com oficinas voltadas para este público, crianças de 0 a 3 anos de idade. Esta atividade faz parte da contrapartida pelo edital de Intercâmbio Cultural, da Fundação Cultural de Itajaí.

 

Dia15.10 (quinta-feira)

Espetáculo Mergulho

Eranos Círculo de Arte (Itajaí/ SC)

Local: Casa da Cultura Dide Brandão

Horário: 16 horas

Faixa etária: crianças de 2 a 6 anos

Público: 40 crianças (no tatame) + 60 adultos (em cadeiras)

Sinopse: O espetáculo Mergulho voltado especialmente para crianças de 2 a 6 anos conta a história de duas pessoas que vivem em universos diferentes, ele na terra e ela no mar, e que buscam com a ajuda da plateia, se encontrar. Utiliza como ferramenta técnica a projeção digital atrelada ao som, um meio que viabiliza uma linguagem sensorial e imagética e que permite uma série de possibilidades de interação entre cena e plateia, entre imagem e os sentidos do espectador.

 

A programação é inteiramente gratuita! Ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do Teatro!

 

240 149-2

 

{backbutton}