‘Precisamos interferir no processo de alfabetização’, diz ministro.

      Comentários desativados em ‘Precisamos interferir no processo de alfabetização’, diz ministro.
211 5

Atualizado 10/10/2014

Para o ministro Henrique Paim (Educação), o resultado da ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização) indica a necessidade de o governo federal “interferir no processo de alfabetização”.

“A partir dos dados da ANA as escolas, as secretarias estaduais e municipais de educação vão aperfeiçoar esse trabalho, junto às redes, fazendo com que tenhamos melhores resultados”, disse o ministro em entrevista à Folha, nesta quinta-feira (25).

 

Paim destacou que ações para aperfeiçoar o ensino vêm sendo adotadas por meio do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, lançado pela presidente Dilma Rousseff em 2012. Por meio dele, 314,4 mil professores alfabetizadores estão em formação, com participação de 38 universidades públicas.

 

“O MEC tem que apoiar os estados e municípios, as escolas, os alfabetizadores, para que eles possam melhorar esses resultados ao longo dos próximos anos”, disse o ministro.

 

“O mais importante para nós é descobrir escolas que atendem esses alunos [de menor nível socioeconômico] e que estão dando certo. (…) Essa informação é a que vamos utilizar: vamos dar escala para iniciativas que estão dando certo”, afirmou Chico Soares, presidente do Inep (órgão do MEC responsável pela realização da prova).

 

http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2014/09/1522906-precisamos-interferir-no-processo-de-alfabetizacao-diz-ministro.shtml

 

 

Fonte: FITRAEBC

 

{backbutton}