Primeira Rodada de Negociação Salarial

Comentários desativados em Primeira Rodada de Negociação Salarial

O Sinpro Itajaí e Região, juntamente a outras entidades do estado de Santa Catarina, iniciaram a negociação salarial  com o Sinepe (sindicato patronal). Estamos negociando as cláusulas econômicas e sociais da Convenção Coletiva de Trabalho 2022.

Na última quinta-feira (17 de fevereiro), aconteceu a primeira rodada de negociação, que tem como a data base o mês de março.

O SINEPE já recebeu todas as pautas de reivindicação dos Sindicatos. O patronal adiantou que a proposta apresentada é aceitável, “tem os pés no chão”. Em contrapartida, o  presidente do Sinepe apresentou inúmeras justificativas, dentre elas ele manifestou preocupação com o número de matrículas.

Os Sindicatos dos Trabalhadores argumentaram que, na prática, a realidade não se apresenta da mesma forma em todas as instituições de ensino. Há particularidades que precisam ser observadas. Foi destacado ainda que, de fato, há uma crise no Brasil, especialmente nos últimos três anos, pois nunca ocorreu que os trabalhadores ganhassem tão pouco. Há, assim, uma redução significativa no poder de compra, desse modo, todos querem e necessitam da recomposição salarial.

Ao contra-argumentar as colocações dos trabalhadores, o Sinepe afirmou que as cláusulas têm um custo para as escolas e que, por parte dos gestores das escolas, há movimento que quer a retirada de direitos já conquistados e históricos da Convenção. Por fim, já se esperava uma posição defensiva do Sinepe.

Ficou  agendada a próxima reunião para o dia 22 de fevereiro, às 10h, de forma presencial, na sede do Sinepe, em Florianópolis.

Sinpro Itajaí e Região

Diretoria Colegiada