Comentários desativados em Sindicato entra com ação contra redução de salário compulsória no Colégio Fayal e IFES

Em relação à matéria que saiu no Diarinho sobre a redução de salário compulsória do Colégio Fayal e do IFES, esclarecemos que o Sindicato foi procurado pela jornalista que já tinha conhecimento da situação. O Sindicato jamais poderia omitir os fatos.

Infelizmente, percebemos que existe uma divisão no corpo docente, pois um grupo nos condena por colocar a veracidade dos fatos no meio de comunicação, e o outro grupo nos condena alegando que o Sindicato não tem coragem de fazer o que precisa ser feito.

Se buscarmos um histórico no Diarinho, o Colégio Fayal e o IFES não foram as únicas instituições de ensino a serem noticiadas por alguma irregularidade. Levando em consideração todas as questões trabalhistas que a rede CNEC vem negligenciando nos último cinco anos, apenas foi noticiada no meio de comunicação essa situação específica. Podemos entender que essa questão já não é mais sigilosa, pois até mesmo pais de alunos nos procuram preocupados com a situação.

É lamentável que alguns professores ainda tentem obstruir a verdade. Como exigir sigilo quando uma instituição de ensino dispensa seus funcionários, sem que tenham seus direitos  garantidos, como o pagamento do Termo Rescisão de Contrato de Trabalho, multa de 40% do FGTS e pendências no FGTS; e, também, quando seus companheiros de trabalho precisam entrar na justiça para poder receber o que é de direito? Como manter sigilo em relação a uma instituição que abre negociação com o Sindicato garantindo que não está apresentando nenhum acordo para os trabalhadores, e,  paralelamente, não é o que está acontecendo? Acordos estão sendo apresentados para os professores, pois, um dia antes, a instituição nos garantiu que não estava mais negociando diretamente com os professores. Como manter sigilo quando a instituição não cumpre os pagamentos das mensalidades sindicais, desde 2018, dos professores sócios que já sofreram descontos nas suas folhas de pagamento e o valor não foi repassado para esta entidade? Como manter sigilo quando solicitamos documentos para elaborar uma proposição de acordo para que seja apresentado na negociação do dia 20 e não é fornecida para esta entidade, e, assim, foi necessário utilizar de outros meios para conseguir as informações? Como manter sigilo quando a instituição se compromete em realizar o pagamento da mensalidade sindical do mês de junho que já foi descontado do professor e o valor não corresponde mais de R$ 600,00 e o valor não é pago?

O Sindicato não mentiu na sua declaração e jamais irá omitir a verdade. Se o professor discordar da matéria e encontrar algo que não seja verídico com a atual situação, poderá procurar o Diarinho e provar o contrário do que foi noticiado.

O que acontece hoje com a rede CNEC no âmbito nacional é um problema de gestão.

O Sinpro Defende você.

Defenda o Sinpro!

Faça parte da luta!

Sindicalize-se: http://sinproitajai.org.br/a-importancia-de-ser-filiado-ao-sinpro-itajai-e-regiao/