Comentários desativados em Sinpro Itajaí e Região completa 25 anos de história na defesa dos trabalhadores da educação do setor privado

Atualizado 04/11/2013

Entidade fará uso da tribuna na sessão desta quinta-feira (31) da Câmara de Vereadores de Itajaí e receberá moção de congratulações.

O Sindicato dos Professores de Itajaí e Região completa 25 anos de história na defesa da categoria. Em reconhecimento de sua luta para garantir melhores condições de trabalhos e novos direitos aos trabalhadores da educação no setor privado, o vereador Giovani Felix (PT) entregará na sessão da Câmara de Vereadores desta quinta-feira (31) moção de congratulação. Para o vereador, “os sindicatos dos trabalhadores são fundamentais para a democracia do país, por representarem os interesses de classe”. Durante a sessão, a presidente da entidade, Adércia Bezerra Hostin, terá um tempo para narrar parte dessa história.

Fundado em outubro de 1988 com a participação de 50 professores no processo eleitoral, o Sinpro nasce no mesmo ano e mês que é promulgada a nova Constituição brasileira.

Dois anos depois, em 1990, o sindicato organiza a primeira greve. Em março, no período da data-base, os professores reivindicam 141% de reajuste salarial para cobrir o Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC), recuperação das perdas com o Plano Cruzado e um ganho real.

Sem negociação, a diretoria do Sinpro convocou uma assembleia geral para discutir as perdas salariais e a intransigência patronal. A decisão foi por unanimidade. Foram 4 dias de greve. São José, Salesiano, Fayal, CAU e Univali fecharam suas portas.

Com a organização da categoria no movimento sindical, os trabalhadores da educação começam a conquistar direitos sociais, melhorias nas condições de trabalho e reajuste salarial.

A Convenção Coletiva do Trabalho, construída a partir da negociação entre sindicatos dos trabalhadores e patronal, expressa essa luta. Quando não há condições mínimas de negociação, a greve ou o dissídio coletivo são alternativas.

Mais informações ou agendamento de entrevistas:

Adércia Bezerra Hostin, presidente do Sinpro Itajaí e Região – (47) 99120373

Sinpro Itajaí e Região: (47) 3349-0070