Sinpro e Contee posicionam-se contra financiamento público no Sistema S

      Comentários desativados em Sinpro e Contee posicionam-se contra financiamento público no Sistema S
O Projeto de Lei 1209/2011 que institui o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, tem sido alvo de debates entre governo e movimento sindical.


No PL constam propostas para que se crie um programa educacional voltado exclusivamente ao trabalho, indo contra os anseios de continuar criando programas que incentivam a aprendizagem global, não apenas voltado ao mercado de trabalho.

Uma outra importante crítica feita pelas entidades sindicais contrárias ao projeto, refere-se à ausência de uma regulamentação específica para a educação tecnológica e profissionalizante, na atual legislação brasileira. O projeto apresentado pelo governo, também não define de maneira objetiva, qual a concepção de educação que se propõe neste segmento, tampouco a forma como será feita a avaliação dos cursos e respectivas instituições participantes do PRONATEC, inclusive as ligadas ao Sistema S.

A CONTEE elaborou um documento contrário a este PL que prevê, entre outras medidas, a vinculação do pagamento do Seguro Desemprego à freqüência do trabalhador nos cursos do Programa. O projeto já foi aprovado nas comissões de Finanças e Tributação e de Educação e Cultura da Câmara, onde, em caráter terminativo, teve seu mérito apreciado. O referido PL já havia sido aprovado na semana que antecedeu a votação na CEC pelas comissões de Trabalho e Constituição e Justiça.

“A CONTEE, visando garantir a qualidade mínima do ensino oferecido, sugeriu aos relatores das quatro comissões acima citadas que incluíssem no PL emenda obrigando os estabelecimentos do Sistema S a contratarem exclusivamente professores para atuarem no âmbito do PRONATEC. Emenda esta que não foi acatada pelos relatores: Antonio Biffi – PT/MS, Jorginho Mello – PSDB/SC, Junior Coimbra – PMDB/TO e Alex Canziani – PTB/PR” informa a profª Adércia Hostin Secretária de Assuntos Educacionais da Contee e Presidente do Sinpro.

Audiência Pública sobre o PRONATEC acontece em Brasília

Em 1º de setembro, foi realizado, em Brasília, uma Audiência Pública que discutiu aspectos do PRONATEC, promovida pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados. O relator do PL, Deputado Gastão Vieira (PMDB-MA) defendeu com todo o fervor o projeto em discussão considerando, salutar a parceria entre governo e empresas privadas na promoção de cursos profissionalizante, mesmo diante da falta de regulamentação do setor e da precarização do trabalho docente promovida pelas empresas do Sistema S.

150 f2

legenda

Representantes da CONTEE manifestaram sua posição contrárias às defendidas pela maioria dos presentes reforçando sua posição de que a contratação de profissionais para a realização dos cursos esteja dentro das leis, ou seja, as empresas que aderirem ao PRONATEC deverão contratar professores e não instrutores para ministrar os cursos. O PL agora segue para análise do Senado, onde ainda poderá sofrer alterações. Antes de ser sancionada pela presidência o PL deve retornar à Câmara.

{backbutton}