Corpo em movimento: no embalo de uma vida mais saudável

      Comentários desativados em Corpo em movimento: no embalo de uma vida mais saudável

175 3

A atividade física está para o corpo humano como o ar para os pulmões. Muito se fala, todo médico recomenda, a razão sabe da necessidade mas ainda se vive uma vida bem mais sedentária do que há anos atrás.

Se voltarmos muito no tempo, veremos que a história registra o quanto nossos ancestrais utilizavam sua força e seu movimento corporal para a sobrevivência. Desde os primórdios, homens e mulheres precisavam (e ainda precisam) de um corpo sempre ativo e ágil para garantir a própria sobrevivência.

Na atualidade, muitos pesquisadores e estudiosos vem comprovando os benefícios dos exercícios físicos para garantir a saúde do corpo e da mente. Segundo o pesquisador e professor da UFPR Sérgio Luis Peixoto, atualmente vários estudos têm sido amplamente divulgados e discutidos na literatura científica a respeito dos benefícios da prática da atividade física associados à saúde e ao bem-estar, assim como os riscos que predispõe ao aparecimento e ao desenvolvimento de disfunções orgânicas relacionadas ao sedentarismo.

 

Atividade física, acompanhamento profissional e cuidados com a saúde

Segundo o pesquisador, o educador, que tem um ritmo de vida atribulado, cansativo e estressante, precisa ter uma válvula de escape para relaxar e manter a saúde física e mental. Esse relaxamento, pode ser obtido através de algumas mudanças de atitudes diárias, tentando incluir na rotina, alguma atividade que lhe seja agradável e compatível com seus limites e possibilidade.

A busca por melhorias na saúde física pode começar pela consulta a um profissional que poderá orientar por onde e como começar. O SINPRO Itajaí e Região, preocupado em construir uma política que considere os preceitos da saúde do trabalhador em educação, vem desenvolvendo um projeto de trabalho pautado na pesquisa, orientação e intervenção, através de parcerias com profissionais da área, clínicas e consultórios médicos.

Além disso, desde 2010, se dedica a pesquisar o ambiente de trabalho do educador no que diz respeito a práticas insalubres e que comprometam a integridade do trabalhador. Através destas pesquisas, foi possível identificar que problemas com a voz, stress causado pelo excesso de aulas e dificuldades para dormir são as principais queixas dos educadores.

 

Convênios na área da saúde

O trabalho sobre este assunto não para. O sindicato está atento a estas questões e continuará de olho nos excessos exigidos pelas instituições de ensino. O Sinpro também continuará ampliando suas parcerias em benefício dos educadores que devem usufruir dos convênios sempre que necessitarem, lembrando sempre de utilizar a carteirinha do sindicato. Veja no site, a relação de convênios que o SINPRO disponibiliza aos educadores filiados.

 

175 f3

 

 

{backbutton}