50 anos da doce e travessa Mafalda

      Comentários desativados em 50 anos da doce e travessa Mafalda
181 1

Ela é baixinha, cabelos arrepiados, tem sotaque argentino e faz excelentes críticas e reflexões sobre geopolítica, cultura e economia. Estamos falando de Mafalda, a personagem criada pelo cartunista Quino.

Apesar de não parecer, Mafalda já está com quase 50 anos, que serão completados em 2014, mas as homenagens a esta “pequena invocada” já começaram e suas tiras ganham vida a cada novo dia. Suas tiradas continuam atuais, servindo como crítica, desabafo, ironia…

Conta a história que Quino começou a publicar seus desenhos em 1954, quando o cartunista precisou criar um personagem para uma campanha publicitária de uma empresa de eletrodomésticos. Ele deveria inventar uma história em que aparecessem produtos da marca, sem dizer seu nome, mas com insinuações nos nomes dos personagens, que deveriam começar com M. A denominação Mafalda veio de um filme argentino chamado Dar La cara, que tinha uma personagem com esse nome.

As tiras de Mafalda representam a ironia e o ceticismo de seu criador. Perguntado depois do fim da publicação das tiras como via o mundo atual, Quino foi duro: “Mal, muito mal. Alegro-me de não ser jovem”. Talvez por isso Mafalda e seus amigos sejam tão pouco crianças no sentido ingênuo de ver a vida.

 

176 f4

 

 

 

{backbutton}