Negociação coletiva 2012 : entenda como ficou o reajuste salarial e o valor do piso da categoria

      Comentários desativados em Negociação coletiva 2012 : entenda como ficou o reajuste salarial e o valor do piso da categoria
182 1

Como não poderia ser diferente, é prioridade para o SINPRO Itajaí e Região a luta por uma melhor valorização dos profissionais da educação.

Um dos pleitos da entidade é a elevação do piso salarial da categoria profissional.

Recentemente, o Sinpro negociou com o SINEPE (sindicato representante das instituições de ensino), o reajuste e o piso da categoria, levando à mesa inúmeros argumentos para um aumento mais significativo que os alcançados em anos anteriores.

Dentre estes argumentos esta a existência de um piso nacional regulamentado pela lei 11.738/2008, que se aplica a rede pública de educação básica e o qual deve ser utilizado como referência para estabelecer a remuneração na iniciativa privada.

Outro argumento utilizado na mesa de negociação foi o atual contexto de enfraquecimento na qualidade da educação privada, situação esta que vem ocorrendo, além de outros motivos, mas principalmente pela desistência dos profissionais do magistério em atuar na rede privada justamente pela precária remuneração e falta de valorização profissional.

 

Reajuste salarial em 2012: saldo positivo

Depois de muitos debates, ficou estabelecido o reajuste salarial em 6,5%, o que significa dizer que chegamos a 0,98% de ganho real, levando em consideração o acumulado dos últimos 12 meses do INPC (índice nacional de preço ao consumidor) que ficou em 5,47%. O piso salarial dos professores foi reajustado em 7,0%, alcançando 1,45% de ganho real e o piso salarial dos auxiliares de classe foi reajustado em 9,47%, alcançando 3,40% de ganho real.

Levando em consideração o histórico dos reajustes da categoria, esta última negociação foi especialmente positiva no sentido de resultado imediato, haja vista os significativos percentuais de ganho real.

Outro ponto que merece destaque foi o reajuste aplicado aos pisos, que pela primeira vez foram distintos do reajuste aplicável a quem recebe remuneração acima do piso. Engajados na luta pelo aumento do PISO SALARIAL, o fato de obter um aumento maior no valor real da hora de quem recebe o piso, deve ser visto com um avanço nas negociações trabalhistas.

 

Mas a luta não para por aqui.

A negociação das cláusulas econômicas referente ao reajuste salarial encerraram neste final de março. Agora, o Sinpro o inicia a fase de acompanhamento dos repasses nesta folha que deve estar sendo paga até o 5º dia útil do mês de abril. É importante que o educador observe se o repasse do reajuste.

Importante salientar que as demais cláusulas econômicas e as cláusulas sociais tem validade até a próxima negociação , em março de 2013. As negociações de novas conquistas na Convenção Coletiva estão apenas por começar. O Sinpro segue engajado em novas conquistas para a classe trabalhadora e avanço na ampliação dos direitos dos professores.

 

Autor: Roman Mascarello- assessor jurídico do Sinpro,

Edição: Ana Lúcia da Silva (SC 02190 – JP)

 

182 f1

 

 

 

 

{backbutton}