Movimento Sem Terra prossegue com nova jornada de lutas em Santa Catarina

      Comentários desativados em Movimento Sem Terra prossegue com nova jornada de lutas em Santa Catarina
191 1

A fria madrugada de 7 de junho foi companheira das 47 famílias de trabalhadores rurais sem terra que ocuparam a Fazenda Caçador Grande, localizada a 4km do município de Timbó Grande, no Planalto Norte catarinense, distante 400km de Florianópolis. A fazenda ocupada tem cerca de 254 hectares.

De acordo com Pepe Pereira dos Santos, um dos coordenadores do movimento em Santa Catarina, a escolha desta fazenda foi estratégica. “Durante a Guerra do Contestado, centenas de famílias perderam suas terras por conta da invasão de uma empresa de exploração de madeira vinda dos Estados Unidos” informa Pepe.

Agora, famílias sem terra, buscam recuperar uma área improdutiva, pertencente à Timbó Empreendimentos Florestais, administrada operacionalmente pela Terra Master, uma empresa de origem estadunidense que encontrou no planalto catarinense uma oportunidade de lucro com a exploração do solo e da água para o monocultivo de pinos e eucalipto.

“A fazenda ocupada estava há muito tempo abandonada e a ocupação foi tranquila. Agora as famílias, animadas pela conquista, estão construindo os barracos e organizando o acampamento. Mais famílias são esperadas no local e vizinhos da Fazenda afirmaram que a empresa ainda possui cerca de 10 fazendas na região semelhantes à que foi ocupada em 7 de junho” contam as lideranças do MST/SC.

O município de Timbó Grande registra um dos mais baixos índices de desenvolvimento humano do país.

Informações e fotos: Consulta Popular/SC

 

191 f1

 

 

 

{backbutton}