Parque Natural Municipal da Ressacada

      Comentários desativados em Parque Natural Municipal da Ressacada
194 5

Um parque natural no coração de Itajaí. Natureza preservada, incontáveis espécies da fauna e flora e fonte de mananciais de água pura. O Parque Natural Municipal da Ressacada é uma daquelas poucas áreas da cidade que precisa de um olhar cuidadoso da comunidade e dos governos.

O Parque Natural Municipal da Ressacada já existe no papel há pelo menos 20 anos, mas nunca teve uma organização dentro da legislação ambiental vigente, que exige a realização do Plano de Manejo. Ativistas que atuam em ONG’s, representantes de órgãos públicos, pesquisadores e cientistas, juntamente com o ex-vereador e professor João Vequi, autor inicial deste projeto em 2008, vêm buscando um marco definitivo para a questão.

O projeto foi novamente apresentado em 2011 pelo vereador Nikolas Reis e foi rejeitado pela maioria dos vereadores presentes à sessão, com exceção do Vereador Marcelo Werner

Atualmente, a Associação de Moradores do bairro Ressacada está tentando retomar o movimento pela implantação do Parque da Ressacada e realizou, no último dia 26 de junho, uma reunião especial com a presença de pesquisadores e ambientalistas.

Segundo Márcia Kantovicz, membro da associação, os moradores estão dispostos a lutar pela preservação do lugar que já é alvo de especulação imobiliária, ocupações desordenadas e também de caçadores. “Não vamos descansar enquanto não conseguirmos a atenção para o Parque da Ressacada. Se o parque já existe no papel, porque não pode existir de fato?” – questiona a ativista.

 

194 f5

 

 

 

{backbutton}