Foi lançado em 11 de agosto, na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, o livro “Imagens do professor na mídia”, da editora Paulinas na série Educomunicação. A obra foi organizada pelo livre docente da USP Adilson Citelli.
O livro traça um panorama acerca dos modos como os meios de comunicação apresentam os professores do Ensino Básico brasileiro. Para aprofundar tal questão, oito pesquisadores – entre mestrandos e doutorandos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, sob a orientação de Citelli – observaram ao longo de mais de um ano as mensagens que circularam em variadas mídias, incluindo jornal, rádio, televisão, publicidade e cinema, intentando apreender como se dá neles o processo de representação dos docentes.
Segundo o prof. Adilson Citelli, o que se encontra, em geral, é a imagem de um professor mostrado como personagem de narrativas às quais não faltam a constatação da precariedade, a desqualificação, a vitimização, o puro e simples estereótipo. Destas narrativas, a voz apagada e obstruida é, paradoxalmente, a do próprio professor.
Através do conjunto dos textos, os autores buscaram, ao mesmo tempo, analisar algumas situações concretas envolvendo a relação das mídias com a exposição pública dos docentes e indicar alternativas para alargar a pesquisa no âmbito da Educomunicação
{backbutton}