Representantes do SINPRO Itajaí e Região participaram do 8º Congresso Nacional da CONTEE, realizado entre os entre os dias 31/08, 1 e 2/09, na capital paulista.
Os dirigentes Benício Simeão, Maria Eduarda Pamplona, José Isaías Venera, Valdori Scheveper e Ivana Petter foram os delegados representantes da entidade, além da coordenadora geral Adércia Hostin que participou como delegada pela CONTEE.
Durante os três dias de congresso, os debates foram intensos, principalmente devido a questão da organização e estrutura sindical. Esta temática foi apresentada, debatida e aprovada na tarde do segundo dia de atividades do congresso.
Duas teses sobre o tema foram apresentadas: uma assinada pela maioria da diretoria executiva da entidade – apresentada pela professora Maria Clotilde Lemos Petta e pelo Professor Fabio Zambon – e outra da ArtSind e Sinpro ABC – apresentada pelos companheiros Cassio Bessa e José Jorge Maggio. A tese da maioria da executiva foi aprovada, reforçando a luta pela unicidade sindical e contra o fim da contribuição sindical.
Seguindo deliberação aprovada no 7º Congresso da CONTEE, foi debatida em seguida a relação da Confederação com as centrais sindicais – também divididas em duas teses. Uma delas, defendida pelos companheiros Gilson Reis e Edson de Paula, propôs a desfiliação da CONTEE à Central Única dos Trabalhadores. A tese que defendeu a manutenção da filiação à CUT foi defendida pela companheira Aparecida Oliveira Pinto e pelos companheiros José Ribamar Barroso, André Jorge Marinho e Marco Tulio Paolino.
A plenária decidiu pela tese de desfiliação da CONTEE à CUT, ressaltando o respeito à autonomia das entidades e auxiliando a unificação dos trabalhadores.
<
Alterações estatutárias são aprovadas no 8º CONATEE
Alterações estatutárias importantes foram aprovadas durante o 8º Congresso da CONTEE. O debate sobre o tema partiu da apresentação de duas teses: uma assinada pela maioria da direção executiva e outra pela ArtSind e Sinpro ABC.
A tese da maioria da direção executiva foi aprovada e promoverá ajustes no funcionamento da entidade. A próxima diretoria plena – eleita neste 8º CONATEE – será composta por 43 membros efetivos, para um mandato de quaro anos.
A diretoria executiva será formada por 15 membros, que ocuparão a coordenação geral e 14 secretarias. As coordenações regionais foram extintas e uma nova composição de secretarias foi aprovada – sendo elas: Secretaria Geral; Secretaria de Finanças; Secretaria de Comunicação Social; Secretaria de Formação; Secretaria de Políticas Sociais; Secretaria de Organização Sindical; Secretaria de Políticas Sindicais; Secretaria de Assuntos Educacionais; Secretaria de Assuntos Jurídicos; Secretaria Assuntos Institucionais; Secretaria das Questões de Gênero e Etnia; Secretaria de Políticas Internacionais; Secretaria de Saúde dos Trabalhadores em Educação; e Secretaria da Juventude.
Foi aprovado ainda um fórum consultivo das federações que terá como objetivo aproximar e fortalecer as políticas da Confederação junto às suas entidades de base.
Informações: CONTEE / Fotos: Adércia Bezerra Hostin
{backbutton}