Projeto de lei propõe que mulheres recebam vacina contra HPV na rede pública

      Comentários desativados em Projeto de lei propõe que mulheres recebam vacina contra HPV na rede pública
204 2

Mulheres na faixa de 9 anos a 13 anos terão o direito de receber, gratuitamente, na rede pública de saúde, a vacina contra o papilomavirus humano (HPV).

O projeto de lei que prevê a medida já foi aprovado na Comissão de Assuntos Sociais do Senado e, agora, vai à análise da Câmara dos Deputados. A proposta lista ainda os direitos da mulher durante o atendimento de prevenção do câncer de colo do útero.

A autora do texto, Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), estabelece que as mulheres beneficiadas pela vacina terão direito a receber, de profissionais do SUS (Sistema Único de Saúde), esclarecimentos sobre as doenças causadas pelo vírus. Os hospitais e os postos de saúde da rede pública também deverão garantir o acesso a todo e qualquer atendimento complementar necessário.

O Ministério da Saúde estuda, desde o ano passado, incluir a vacina contra o HPV no seu calendário oficial. O público-alvo, assim como o projeto, são as meninas na faixa de 9 a 13 anos para prevenir o contágio antes do início da vida sexual.

Segundo o órgão, a dose seria ineficaz em mulheres adultas com vida sexual ativa e que, portanto, já estão expostas ao risco de contaminação. A oferta da vacina deve impactar o orçamento do Ministério da Saúde em R$ 600 milhões no primeiro ano.

 

Com informações da Agência Brasil

 

204 f2

 

 

 

 

 

{backbutton}