8ª Maratona Teatral movimenta Itajaí

      Comentários desativados em 8ª Maratona Teatral movimenta Itajaí
204 4

Senhoras e senhores abram as cortinas para a oitava Maratona Teatral! A Maratona é um projeto do AECA (Alunos do exercício cênico Anchieta), escola de formação de atores com mais de 25 anos de tradição na cidade de Itajaí.

São montagens de espetáculos teatrais simultâneos com elenco, direção, pesquisa e produção feita inteiramente pelos alunos durante os dois meses de curso.

O exercício – que já originou montagens ousadas e interessantes de grandes autores como Martins Pena, Bertold Brecht, William Shakespeare, entre outros – contará nesta edição com mais de 30 alunos divididos em quatro grupos, que montarão espetáculos de Nelson Rodrigues, Lauro Cesar Muniz, Luigi Pirandello e Nikolai Gógol.

Sob a orientação geral de Valentim Schmoeler, a proposta é fazer com que os alunos vivenciem de perto o envolvimento pleno com uma montagem, exercitem o trabalho de equipe e apresentem um fim de semana de pura cultura à comunidade. Os espetáculos apresentados serão “O inspetor Geral”, “Toda nudez será castigada”, “Seis personagens à procura de um autor” e “A infidelidade ao alcance de todos”.

Os espetáculos acontecerão nos dias 29 e 30 de setembro, no Salão da Sociedade da Vila e no Auditório da Prefeitura de Itajaí. Entrada R$ 10,00 e meia R$ 5,00 para platéias limitadas.

 

Programação

 

“O Inspetor Geral”

Texto: Nikolai Gógol

Direção: Victor Zaguini

Dia 29 de setembro às 20h, na Sociedade da Vila em Itajaí

Apesar de muitos de seus trabalhos terem sido influenciados pela tradição ucraniana, Gogol escreveu em russo e sua obra é considerada herança da literatura russa. Com fundamentação realista, Gógol tem espetáculos contemporâneos em seu próprio tempo, e é este “elemento surpresa” que a montagem 2012 de “O Inspetor geral” vai mostrar. Em um espetáculo multitemporal e multilocal, elenco e diretor ousam no formato e nos elementos cênicos. Mãe e filha em disputa, política no centro da crítica, um inspetor a solta e um pequeno vilarejo em pânico! Tudo isso e muito mais neste espetáculo ácido e instigante.


“Toda nudez será castigada”

Texto: Nelson Rodrigues

Direção: Mauro Sérgio Santos Filho

Dia 29 de setembro às 22h, na sociedade da Vila em Itajaí

No ano de seu centenário, um autor icônico como Nelson Rodrigues não poderia ficar de fora da lista. Jornalista, cronista e escritor, Nelson é dono de textos densos, críticas pesadas e climas fortes. Carioca, foi um dos mais influentes dramaturgos brasileiros. Em cena, o amor e a traição, os pudores e a censura, personagens em conflito em um mundo hipócrita passeiam entre o céu e o inferno de ser humano, criando um espetáculo contemporâneo e interessante. Para assistir a “Toda nudez será castigada” venha nu de seus conceitos, nu para uma experiência no mínimo marcante.

 

“Seis personagens a procura de um autor”

Texto: Luigi Pirandello

Direção: Junnior Farias

Dia 30 de setembro às 19h, no auditório da Prefeitura de Itajaí

Esta adaptação do original escrito em 1920, pelo dramaturgo italiano Luigi Pirandello, conta a história de seis personagens que abandonadas pelo seu autor, surgem no meio de um ensaio de um grupo de teatro, dizendo estarem à procura de um autor, para que simplesmente os deixem viver o drama de suas vidas que foi rejeitada pelo seu criador. Neste encontro entre as personagens e o grupo de teatro – com um tempero do drama e cômico proposto pelo próprio dramaturgo – surgem reflexões entre amor, vida, morte, realidade e ficção.


“A infidelidade ao alcance de todos”

Texto: Lauro Cesar Muniz

Direção: Felipe Laurêncio

Dia 30 de setembro às 21h, no auditório da Prefeitura de Itajaí

‘A Infidelidade ao Alcance de Todos’, texto adaptado do dramaturgo Lauro Cesar Muniz, aborda aspectos do comportamento humano de forma bem humorada e divertida. O enredo se desenvolve com base em três personagens de funções fixas: marido, esposa e amante, trabalhando a forma com que cada um lida com a traição, desde a forma de trair, os valores morais envolvidos e a descoberta do fato. Os personagens são interpretados de forma aleatória por um corpo de sete atores que dão vida e ritmo aos quadros. O texto do espetáculo é composto por quatro quadros com estórias que se passam em diferentes classes sociais, culturais e intelectuais. Lauro César Muniz escreve para teatro desde a década de 60. Dele, destacam-se textos de grande sucesso de público e crítica como: “O Santo Milagroso”, “A Morte do Imortal” e “Direita, Volver!”, além de novelas e minisséries para televisão como “Roda de Fogo”, “O Salvador da Pátria” e “Chiquinha Gonzaga”.

 

204 f4

 

 

 

 

{backbutton}