17ª edição do Festival Catarinense de Teatro corre o risco de ser cancelada por falta de recursos

      Comentários desativados em 17ª edição do Festival Catarinense de Teatro corre o risco de ser cancelada por falta de recursos
205 4

Faltando apenas dois meses para 17º Festival Catarinense de Teatro, os organizadores ainda estão à espera do repasse da verba do Governo do Estado, que é o principal patrocinador através do Funcultural.

O projeto foi reconhecido pelo Conselho Estadual de Cultura e aprovado no dia 31 de julho, no valor de R$ 250 mil. Mas, em nota oficial da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, devido a uma queda na arrecadação de ICMS neste ano, que gerou um déficit de cerca de R$ 70 milhões na previsão orçamentária para pagamentos de projetos do ano de 2012, o Governo do Estado irá honrar apenas os projetos que fazem parte do calendário oficial de eventos de Santa Catarina, como, por exemplo, as Festas de Outubro.

De acordo com o comunicado, somente se ocorrer um aumento na arrecadação haverá outros repasses, mesmo que o projeto tenha tramitado e considerado apto a receber o valor requisitado, não significa que irá ser efetivamente pago.

Segundo o secretário da diretoria executiva da Federação Catarinense de Teatro (Fecate) e diretor do grupo blumenauense O Grito Cia de Teatro, Leandro de Assis, os organizadores do evento não estão parados. “Nós estamos acompanhando de perto, indo a Florianópolis constantemente falar com o presidente da Fundação Catarinense de Cultura. Estamos sempre em contato direto com o conselheiro Luciano Cavichiollo, que nos mantém informados”.

 

Organizadores têm esperança de receber o recurso

Mesmo diante da crise, Assis tem esperança de que o repasse será feito até o fim de outubro. A expectativa para que o festival ocorra é compartilhada pelo presidente da Fecate, Willian Sieverdt. “Os artistas de teatro passam o ano todo atuando em prol da nossa população, contribuindo para a formação dos nossos cidadãos. Já damos nossa contrapartida para o Estado através de inúmeros outros projetos desenvolvidos com recursos de outras fontes, até mesmo recursos próprios. Temos que acreditar que o Governo de Santa Catarina vai fazer a sua parte.

Sieverdt acrescenta que o festival teve número recorde de inscrições, qualidade dos espetáculos propostos, representatividade das diversas regiões do Estado e o momento de união pelo qual a classe teatral passa são indícios do merecimento.

A nota oficial da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte serve também para outros projetos catarinenses. Recentemente, o Diário Catarinense divulgou a reportagem Cultura também aperta o cinto, citando, além do XXII Festival de Dança de Salete, outros eventos e grupos de Santa Catarina que passam pelo mesmo problema.

 

Grupos de Itajaí e Balneário Camboriú são selecionados para o festival

Vinte e quatro (24) espetáculos de nosso estado estarão na programação do Festival Catarinense de Teatro (FECATE), que será realizado na cidade de Concórdia, no período de 6 a 11 de novembro deste ano, reunindo mais de 200 profissionais das artes cênicas de todo o estado e estimando um público recorde superior a 10.000 pessoas (www.17fecate.blogspot.com).

A Federação Catarinense de Teatro, realizadora do evento, recebeu número recorde de inscrições, sendo o total de 74 espetáculos inscritos no processo seletivo do festival. A curadoria dos espetáculos foi realizada na cidade de Joinville no último final de semana, pelos profissionais de teatro: Jackson Zambelli (RS), Antônio José do Valle (SP) e Marisa Naspolini (SC).

O teatro catarinense está em efervescência. Atualmente a Fecate congrega 149 grupos e profissionais de todo o estado e este ano, através de sua organização política, Santa Catarina foi o segundo estado mais representativo de todo o país no processo eleitoral do Conselho Nacional de Políticas Culturais (www.cultura.gov.br/setoriais). Estes grupos, responsáveis pela formação cultural dos catarinenses, são os que também representam nosso estado no cenário teatral nacional e internacional e o Festival é um importante momento de encontro, intercâmbio e reflexão de nossa arte.

 

Conheça as peças e os grupos de Itajaí e Balneário que devem participar do Festival:

1- A Ingênua – Téspis Cia. de Teatro – Itajaí

2- Espia Só – Cia. Andante – Itajaí

3- Folhetim – Grupo Porto Cênico – Itajaí

4- Dois Amores e Um Bicho – Cia. Experimentus – Itajaí

5- Luisa – Cia. Experimentus – Itajaí

6- Patética – Ilustríssimos Senhores – Itajaí

 

Suplente:Arrox Cum Ovu – Ensamble Produções Artísticas – Balneário Camboriú

 

205 f4

 

 

 

 

{backbutton}