Guarani kaiowás não estão mais obrigados a deixar suas terras

      Comentários desativados em Guarani kaiowás não estão mais obrigados a deixar suas terras
208 1

Em decisão da justiça, a pedido de um recurso do Governo Federal, os índios guarani Kaiowás já não precisam mais deixar as suas terras.

Foi o que disse a Ministra da Secretariados Direitos Humanos do governo Dilma agora há pouco no Twitter. Essa é uma grande vitória dos índios e de toda a sociedade que se mobilizou a favor dos guarani kaiowás.

Maria do Rosário: “Acabamos de receber decisão judicial q suspende reintegração de posse do território dos Guarani-Kaiowá. Recurso do Gov.Federal foi acatado! De acordo com essa decisão, os indígenas ficam onde estão! Agora lutaremos p/agilizar o processo de estudos p/ demarcação desse território.”

QUERO AGRADECER A TODOS QUE NOS AJUDARAM NESSA CAMPANHA A FAVOR DOS ÍNDIOS. OBRIGADO!!!!

(Hugo Lapa)

 

NOTA DO CRIADOR DESTA IMAGEM:

A FUNAI, Fundação Nacional do Índio, soltou uma nota desmentindo que a intenção dos guarani-kaiowá seja de suicídio coletivo (apesar desta informação ter sido veiculada em vários meios de comunicação), mas sim de morte coletiva. Eles se recusam a sair da terra e só sairão de lá mortos, e isso não implica necessariamente que vão se suicidar. Aqui percebemos que pode existir uma polêmica com a definição da palavra “suicídio”. Alguns podem chamar de suicídio a sujeição à situação de morte iminente, ou seja, se os índios sabem que vão morrer caso permaneçam nas terras, isso seria praticamente um suicídio, embora não fosse provocado por eles mesmos. Mas devemos lembrar o seguinte: após tantos suicídios que essa tribo cometeu, quem pode afirmar que eles não irão cometer suicídios em massa caso sejam obrigados a sair de suas terras? Paira ainda uma dúvida a esse respeito. De qualquer forma, apesar de não estar, de fato, clara a intenção de suicídio na carta dos índios, vamos redefinir o que foi exposto em nossa imagem. Onde na imagem está escrito “suicídio coletivo” vamos entender “morte coletiva”, seja provocada pelos fazendeiros num genocídio, seja por que, talvez, eles decidam pelo autoextermínio caso sejam obrigados a deixar suas terras. Vamos torcer, no entanto, para que não haja nem a morte coletiva provocada pelos fazendeiros e nem um possível suicídio coletivo, e que as autoridades possam chegar a um termo pacífico para impedir qualquer tragédia decorrente da disputa dessas terras. Somos favoráveis a demarcação das terras, como já havia sido consolidada por um decreto presidencial assinado pelo ex-presidente Lula, mas que infelizmente foi derrubado no STF pelo ministro Gilmar Mendes. Vamos agora pedir à presidente Dilma que interceda pelos índios e evite o genocídio dos índios ou seu possível suicídio coletivo. (Hugo Lapa)

 

MATÉRIAS:

http://www.agorams.com.br/jornal/2012/10/indigenas-ameacam-suicidio-coletivo-se-forem-despejados/

 

http://www.vermelho.org.br/ro/noticia.php?id_secao=1id_noticia=196828

 

Veja também o site criado para auxiliar essa tribo contra os frequentes ataques dos fazendeiros da região: http://solidariedadeguaranikaiowa.wordpress.com/

 

Veja o comentário do jornalista Bob Fernandes sobre esse triste caso:

http://www.youtube.com/watch?v=NlPEZ3qKp1s

 

Sugestão de e-mail a ser enviado para a PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA:

Artigo em anexo

 

209 f1

 

 

 

 

{backbutton}