Lideranças sindicais do país participam da posse da nova diretoria do Sinpro Itajaí e Região e do lançamento de livro “Direitos e emancipação da mulher trabalhadora”

      Comentários desativados em Lideranças sindicais do país participam da posse da nova diretoria do Sinpro Itajaí e Região e do lançamento de livro “Direitos e emancipação da mulher trabalhadora”
212 1

Com o lema “Significar pela base”, tomou posse a nova diretoria do Sinpro Itajaí e Região.

O evento aconteceu na noite da última sexta-feira, 23, em Itajaí, e contou com a presença de professores sindicalizados e representantes de entidades nacionais como a diretora do Sinpro São Paulo e coordenadora da Secretaria de Gênero e Etnia da Contee Rita Fraga Zambon; a Secretária Geral da CUT/SC , Anna Julia Rodrigues; o presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos de Joinville -Sinsej, diretor do Sinpronorte e diretor da Contee Ulrich Beathalter e Adriano Norberto Flores, representante do Sindicato dos Petroleiros – Sindipetro.

Nesta noite também foi realizado o lançamento do livro “Direitos e emancipação da mulher trabalhadora”, publicado pela Editora Casa Aberta. Para Rita Zambon, o trabalho de uma entidade sindical depende do diálogo com a base, fazendo referência ao slogan da nova diretoria. Rita fez referência também ao livro como uma forma de conscientizar a categoria dos diretos assegurados à mulher trabalhadora. “O trabalho contribui com o debate na própria Contee, confederação responsável pela luta dos trabalhadores em estabelecimentos de ensino privado em âmbito nacional”, concluiu.

A secretária geral da CUT/SC, Ana Júlia Rodrigues, falou da importância das lutas pela educação defendidas pelo Sinpro e, ainda, ressaltou que a entidade participa ativamente nas conquistas da classe trabalhadora catarinense. “O Sinpro esteve junto na luta pelo Piso dos/as professores/as e também na construção da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino, a Contee”, declara a sindicalista.

A presidente do sindicato, Adércia Bezerra Hostin, destacou a importância da entidade, das conquistas já realizadas, dos esforços conjuntos com outras entidades, e das metas para esta gestão. Como primeira ação da nova gestão, Adércia enfatizou o lançamento do livro, que cumpre a função de conscientizar a categoria dos professores para a importância do movimento sindical. “Parte das conquistas sociais das mulheres e da classe trabalhadora foram em decorrência de sua organização sindical”, comentou.

O professor José Isaías Venera, organizador do livro “Direitos e emancipação da mulher trabalhadora”, destacou que a obra reúne a interpretação das principais leis que asseguram direitos às mulheres trabalhadoras, além de textos introdutórios que contextualizam a luta e a organização em movimentos sociais e sindicais que contribuem para emancipação da mulher na sociedade. “Esta obra é um exemplo de trabalho conjunto. Sua realização dependeu da contribuição de atores importantes no debate sobre a luta na defesa das mulheres trabalhadoras, como a participação da Secretária Nacional da Mulher Trabalhadora da CUT, Rosane Silva, e da Secretaria de Gênero e Etnia da Contee, Rita de Fraga Almeida Zambon”.

Diretoria Sinpro Itajaí

Para saber mais, acesse:

http://contee.org.br/contee/index.php/26/11/2012/diretoras-da-contee-participam-do-lancamento-do-livro-direitos-e-emancipacao-da-mulher-trabalhadora/

http://www.cut-sc.org.br/destaques/1275/sinpro-itajai-lanca-livro-sobre-os-direitos-da-mulher-trabalhadora

 

212 f1

 

 

 

 

{backbutton}