Estudantes na luta por mais qualidade na educação

      Comentários desativados em Estudantes na luta por mais qualidade na educação
212 2

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, junto com toda sociedade civil atuante em diversas regiões do país, convoca para a próxima quarta-feira (28) ato nacional de ocupação das Secretarias de Educação em defesa das

bandeiras de lutas unificadas do movimento estudantil e dos demais representantes do movimento educacional brasileiro.

Às portas de seu 2° Encontro Nacional de Grêmios que acontecerá em janeiro de 2013, Recife/PE, a UBES lança manifesto de convocação ao ato nacional que, em aulas públicas nas Secretarias, fará pressão aos secretários de Educação de todo Brasil. As bandeiras de luta levarão a voz dos professores em busca de melhores condições de trabalho e uma gestão mais democrática no ambiente escolar, os estudantes cobrarão melhores estruturas nas escolas, o movimento negro também defenderá as cotas, e em especial, a UBES, junta à cada uma dessas reivindicações, firmará sua luta pela Nova Escola.

Em cada estado a juventude levará ao governo suas reivindicações. Em São Paulo, a pauta dos secundaristas é pela reserva estadual de vagas na maior metrópole brasileira; no Rio de Janeiro está programado ato contra a presença dos policiais nas escolas. Veja abaixo manifesto de convocação da UBES.

 

#OCUPESEDUC: PELA NOVA ESCOLA

A luta pela Nova escola marca na agenda desse mês de novembro a convocação dos estudantes a abrir caminhos para mais um marco de nossas mobilizações. Este será o grito de toda sociedade civil que ocupará as Secretarias de Educação de diversos estados do nosso Brasil.

É este o mesmo Brasil que reluta pela aprovação do investimento dos 10% do PIB e 50% do Fundo Social do Pré-Sal no Plano Nacional de Educação e os 100% dos royalties, riqueza natural do país que precisa garantir uma distribuição justa e atender às escolas sucateadas, sem segurança, sem perspectiva para professores e estudantes que também soltarão sua voz neste ato nacional.

Todas as conquistas, especialmente a reserva de vagas que é a mais recente de 2012, há mais de 10 anos é pautada pela UBES e hoje é lei por meio da obrigatoriedade das cotas, aponta que só com muito barulho e o povo nas ruas será possível ser ouvido e realizar as mudanças que tanto almejamos.

A UBES convida toda juventude a se mobilizar pelo direito constitucional que é o direito à educação de qualidade, a cobrar dos responsáveis o fato de ainda existir estudantes fora das escolas, turmas que na era da tecnologia enfrentam dificuldades de entrar na universidade por serem reféns do sistema de ensino arcaico baseado no giz e lousa.

Junto com nossos professores que durante todo este ano estiveram nas ruas lado a lado com os estudantes em busca da Nova Escola, por mais democracia, liberdades nas escolas que sofrem com as grades que hierarquizam o acesso em diversas instâncias, contra a presença da polícia nos colégios, a falta de computadores, currículo escolar sem perspectiva para formação do jovem para o mercado de trabalho e a voz de todo aquele que ainda não teve sua pauta atendida.

A UBES chama o #OCUPESEDUC por mudanças imediatas.

 

Com informações de Suevelin Cinti – Comunicação UBES

 

212 f2

 

 

 

 

 

{backbutton}