Professor Bento da Rosa lança mais um livro em Itajaí

      Comentários desativados em Professor Bento da Rosa lança mais um livro em Itajaí
218 5

O professor de História e ex-dirigente do Sinpro Itajaí e Região, José Bento Rosa da Silva, mais conhecido como Bento, esteve em Itajaí no dia 9 de janeiro lançando mais uma de suas produções. Desta vez, Bento nos presenteia com a edição Insurgências em Angola – resistência ao colonialismo e ao imperialismo (1897 – 1917).

O evento aconteceu na sede do centro Público de Economia Solidária de Itajaí-Cepesi, em parceria com o Nucleo Afrodescendente Manoel Martins dos Passos. Atualmente Bento é professor titular na Universidade Federal de Pernambuco e coordenador do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros da UFPE (Neab).

 

216 f1

 

O livro descreve um curto período de vinte anos (dentro dos 400 passados como colônia de Portugal, 1675-1975) na história desse país cuja importância para o entendimento do Brasil e dos brasileiros é de grande importância. Apesar de retratar esse curtíssimo período de Angola, o livro veio provar que “Ao contrário do que afirmaram alguns teóricos do século XIX e XX, que na África não teria história, os ensaios nos mostraram o contrário”, como escreve José Bento na conclusão de sua obra.

No prefácio, o moçambicano Elísio Macamo, professor da Universidade da Basileia, resume bem a função de Insurgência em Angola “um brasileiro que conta o mundo ao mesmo tempo em que interroga a História”. Bento nos conta uma história de homens e mulheres de carne e osso, parte do drama humano experenciado em muitos lugares das terras brasileiras e seu encontro real ou mítico com o continente africano. Com a grande África.

O livro está sendo vendido no Cepesi e na Livraria Casa Aberta no valor de R$20,00.

 

216 f1

 

Fotos e informações: Centro Público de Economia Solidária de Itajaí.

 

 

 

 

 

{backbutton}