Educação em debate: Fórum Estadual de Educação é instalado em São Paulo

      Comentários desativados em Educação em debate: Fórum Estadual de Educação é instalado em São Paulo
218 1

Cerca de 38 representantes de entidades de professores, estudantes, universidades e fundações ligadas à educação e governo participaram da primeira reunião do Fórum Estadual de Educação de São Paulo, em 21 de janeiro

O órgão será responsável, entre outras tarefas, por discutir um plano estadual de educação e organizar a Conferência Nacional de Educação (Conae) 2014, no âmbito estadual.

O fórum será presidido pelo secretário Herman Voorwald. Neste primeiro encontro, foi estabelecida a periodicidade das reuniões, que devem acontecer a cada dois meses. A Federação dos Professores do Estado de São Paulo – Fepesp, entidade parceira do Sinpro, também compõe o Fórum representada pela diretora Conceição Fornasari.

 

218 f1

 

Segundo a assessoria da Fepesp, nesta primeira reunião, foi discutido o texto da resolução que tornará oficial o Fórum. Uma comissão foi eleita para elaborar o regimento interno do órgão. Assim que a minuta for publicada no Diário Oficial e as regras de funcionamento estiverem definidas, outras comissões poderão ser criadas.

A instalação do Fórum é esperada pelo menos desde agosto de 2011, quando o Governo estadual anunciou, oficialmente sua entrada. O Fórum Estadual de Educação já existia com a rede formada pelas entidades sociais. A criação de um órgão para debater educação com vários setores da sociedade, é uma das decisões da Conae 2010.

 

Fórum catarinense de educação já está formado

 

O fórum catarinense, composto por 34 entidades, tomou posse em 21 de novembro de 2012. São representantes de entidades públicas, privadas, órgãos governamentais e não governamentais, que seguem a representação do Fórum Nacional da Educação.

Assim como nos demais estados, o principal objetivo é discutir e subsidiar a política educacional em Santa Catarina. Também é responsável pela coordenação da Conferência Estadual de Educação, promoção das articulações entre o Fórum Nacional de Educação e os Fóruns de Educação dos Municípios e acompanhamento da tramitação de projetos legislativos.

O Sinpro está representado no Fórum catarinense através da Federação dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino Privado e Fundações Públicas de Direito Privado e/ou Comunitárias de Santa Catarina – Fetraesc e pela Central Única dos Trabalhadores – CUT/SC. As duas entidades mantem cadeiras de titulares no fórum.

 

Fonte: Fepesp – Secretaria de Educação do estado de São Paulo – Secretaria de Educação do estado de Santa Catarina.

Foto: educação.sp.gov.br

 

 

 

{backbutton}