Começou a II Conferência Nacional de Educação

Comentários desativados em Começou a II Conferência Nacional de Educação

Atualizado 20/11/2014

A professora Adércia Hostin, presidente do Sinpro Itajaí e Região, Secretária de Assuntos Educacionais da Contee e Membro do Fórum Nacional de Educação, está participando da II Conferência Nacional de Educação levando as considerações acerca das questões relacionadas ao trabalhador de educação do setor privado, principalmente o que tange à regulamentação do setor privado.

A Contee destaca a defesa de três passos para uma educação verdadeiramente democrática: construir o Sistema Nacional de Educação, democratização do Conselho Nacional de Educação e garantir autonomia e independência ao Fórum Nacional de Educação.

Depois de pontos positivos, como os vários debates municipais, intermunicipais, estaduais e distrital nas etapas preparatórias, mas também negativos, como a frustração do adiamento anunciado no início do ano, enfim começa hoje a fase final da II Conferência Nacional de Educação (Conae/2014).

Desta quarta-feira até o próximo domingo (23), o Centro Internacional de Convenções do Brasil (Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 02, Conjunto 63, Lote 50, Brasília-DF) será palco dos debates que nortearão os rumos da educação nacional pelos próximos quatro anos, até a próxima Conae.

O tema central das discussões desses cinco dias é “O Plano Nacional de Educação (PNE) na articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração”. Trata-se, portanto, de uma pauta cara à Contee, que tem na instituição e regulamentação do SNE uma de suas principais bandeiras. Tal institucionalização é essencial para promover, de forma articulada, em todo o país, questões como: regime de colaboração; financiamento, acompanhamento e controle social da educação; gestão democrática; inclusão social; reconhecimento e respeito à diversidade; formação e valorização dos trabalhadores em educação – tanto da rede pública quanto do setor privado.

O documento-base a ser discutido teve origem em emendas apresentadas durante as conferências estaduais e distrital. Aprovadas, as emendas foram sistematizadas por uma comissão especial do Fórum Nacional de Educação (FNE), a qual organizou 11.488 registros de inserções cadastradas pelos fóruns estaduais de educação no sistema de relatoria do FNE e do Ministério da Educação. Foram apresentadas aproximadamente 30 mil emendas ao texto de referência.

Ontem (18), os coordenadores de eixo da Conae/2014 se reuniram para finalizar os últimos detalhes para a etapa final da Conferência. O encontro ocorreu no Edifício Sede do Ministério da Educação, em Brasília. Na manhã e tarde desta quarta, quem se encontra é o pleno do Fórum Nacional de Educação (FNE), entidade organizadora da Conae, já no Centro Internacional de Convenções do Brasil.

Para os trabalhadores em educação do setor privado, o ponto de encontro é no estande da Contee. E também na nossa mesa de interesse contra a mercantilização do ensino e nos colóquios que contam com a participação e coordenação dos nossos diretores.

Além de todas as mesas discriminadas abaixo, ainda teremos outra mesa de interesse primordial, no dia 21, de 14h às 16h, na sala 4A, com o tema “Avaliação, participação e controle social: da educação infantil à pós-graduação”. O coordenador da Secretaria de Políticas Sociais da Contee, Alan Francisco de Carvalho, será um dos palestrantes.

Veja o convite e o restante da programação abaixo:

Da Redação, com informações da assessoria do FNE/Conae e CONTEE