Conferência Nacional de Educação – 2014: etapas estaduais já estão acontecendo

Comentários desativados em Conferência Nacional de Educação – 2014: etapas estaduais já estão acontecendo

Atualizado 26/09/2013

Santa Catarina realizou, entre os dias 7 e 9 de setembro, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, a Conferência Estadual de Educação, etapa obrigatória da II Conferência Nacional de Educação (Conae) que acontecerá em 2014. A organização do evento é do Fórum Estadual de Educação de Santa Catarina reuniu cerca 1,2 mil pessoas entre delegados (as), observadores e comissão organizadora.

Os debates tiveram como tema “O Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”, e são norteados pelos sete eixos do Documento-Referência. As propostas ao Documento-Referência aprovadas em Florianópolis ajudarão a compor o Documento-Base da Conae, marcada para 17 a 21 de fevereiro, em Brasília.

A profª Adércia Hostin, presidente do Sinpro e Secretária de Assuntos Educacionais da Contee, participou da conferência levando as considerações acerca do trabalho do educador do setor privado.

O Sinpro participou de uma reunião com o setor administrativo da empresa, que firmou buscar a solução para estas questões até o dia 15 de agosto. O Sindicato entendeu que as negociações para estes impasses seria feito entre a entidade sindical e a direção da escola. Porém, a direção da escola decidiu que negociaria diretamente com os funcionários e iniciou uma série de reuniões para resolver a situação caso a caso.

Confira os Eixos temáticos que nortearam as discussões nas mesas redondas:

Eixo I – O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação. Coordenação: FETRAESC e UNDIME

Eixo II – Educação e diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos. Coordenação: NEN e ROM

Eixo III – Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: Cultura, ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente Coordenação de Eixo III: UDESC, UFSC e UFFS

Eixo IV – Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem Coordenação de Eixo IV: SINTE, AAESC e ASESC

Eixo V – Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social Coordenação: UNCME/MIEIB/CAMPANHA PELA EDUCAÇÃO.

Eixo VI – Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condições de Trabalho Coordenação: CUT/ UGT

Eixo VII – Financiamento da Educação: Gestão, Transparência e Controle Social dos Recursos. Coordenação:FETRAM SC e APUFSC

Imagem: Divulgação Internet