Devolução do imposto sindical: uma realidade no Sinpro Itajaí e Região

Comentários desativados em Devolução do imposto sindical: uma realidade no Sinpro Itajaí e Região

Atualizado 09/09/2013

Filiados ao Sinpro já estão recebendo, 60% do valor do imposto sindical descontado em março. O pagamento está sendo feito através de cheque nominal pelos dirigentes e funcionários do sindicato, em cada unidade de ensino.

O imposto sindical corresponde a um dia de trabalho e é descontado diretamente, em folha de pagamento seja o trabalhador filiado ou não ao seu sindicato de classe.

A devolução da parte do imposto sindical que cabe ao SINPRO é uma prática histórica. Há anos nosso sindicato devolve estes valores por entender que um sindicato forte se faz com engajamento e luta. O sindicato entende que os trabalhadores filiados já contribuem mensalmente para manter a estrutura mínima que um sindicato representativo como o SINPRO precisa ter.

Entenda a diferença entre imposto sindical e taxa assistencial:

Ao longo do ano, todos os trabalhadores têm três descontos compulsórios atribuídos aos sindicatos. Herança de um tempo em que o estado controlava as entidades sindicais, inclusive na sua forma de gerência. Estes descontos têm o nome de imposto sindical e taxa confederativa. Os valores descontados dos trabalhadores são divididos entre o Ministério do Trabalho, confederações, federações e sindicatos.

O imposto sindical corresponde a um dia de trabalho, descontado no mês de março. Sessenta por cento do valor descontado que vem para o sindicato, já está sendo devolvido aos professores filiados, através de cheque nominal.

Já a taxa assistencial, corresponde a 1,2% do salário descontado nos meses de maio e setembro. Nos meses em que há o desconto da taxa, o Sinpro continuará fazendo o desconto da mensalidade dos sindicalizados, conforme deliberação da assembleia geral, no ano passado. São estes recursos que garantem a possibilidade do sindicato investir em formação e em momentos de confraternização.

Imagem: Divulgação Internet