O merecido recesso de julho

      Comentários desativados em O merecido recesso de julho
211 5

Julho. Entre frio e chuvas, o sol aparece. E, com ele, alguns dias de recesso das atividades escolares surgem como um alento para educadores cansados e loucos por umas (boas) pausas.

Visitar amigos e parentes. Assistir a um bom programa de TV, ler alguns livros, comer guloseimas. Nada como as merecidas férias para nós professores, após um semestre letivo repleto de trabalhos, reuniões, planejamentos, eventos e datas comemorativas, aulas diárias, observações, avaliações, pareceres, blá, blá, blá. Muita rotina gostosa, correria alegre, mas cansativa também.

 

Por isso, existem as “férias”; cujo dicionário traz consigo o significado de “folga, descanso”. E, ao pensar e curtir as férias, em quem podemos pensar? É claro, os professores também tem folga, tanto da rede pública, estadual e privada de ensino; cujas singularidades fazem crescer todos os profissionais e pessoas envolvidas, sejam elas educadoras ou aprendizes.

 

Professores estes que, através de suas características pessoais e profissionais, curtem suas férias de diferentes maneiras. Há aqueles que relaxam; curtem ao máximo seu particular individual e coletivamente. Que pensam na volta às aulas quando elas realmente estão por perto. Há outros que buscam organizar seus materiais e deixar tudo pronto para, então curtir suas férias, não atropelando seus últimos dias de folga com afazeres acumulados e na última hora.

 

E ainda há outro grupo: aquele que curte suas férias assistindo a um filme indicado por um aluno, comendo fora de hora, lembrando das atividades que realizou com a turma durante o ano letivo, que viaja e faz compras em lugares sugeridos por colegas, familiares e alunos…

 

Para alguns professores, desligar-se totalmente das aulas e da escola e voltar-se única e exclusivamente às suas férias em família ou sozinho é mais fácil. Já para outros, a escola, o trabalho, o prazer do ano letivo e as conquistas pelos, para e com os alunos, fazem parte das doces lembranças e vivências que são estendidas nas férias. Mas uma coisa é certa: desfrute desse direito, descanse sua mente, cuide do seu corpo e aproveite ao máximo seu recesso.

 

{backbutton}