Participação do XIX Congresso de La CEA

Comentários desativados em Participação do XIX Congresso de La CEA

À frente da Secretaria, Adércia participa XIX Congresso de La CEA – Confederacion de Educadores Americanos, que iniciou na última quarta-feira e encerra hoje, em São Paulo. Entre as conferências, “Educar para um outro mundo possível”, com o educador Moacir Gadotti.

Para Adércia, o Congresso tem sido um espaço de debater a centralidade da educação para construção de um mundo mais solidário. “O ensino superior tem que fomentar saberes e prática que contribuam para construção de um mundo melhor. É nesse sentido que o professor Gadotti reforça que a pesquisa no Ensino Superior deve ser emancipadora, permitindo que o aluno desenvolva uma visão política de sociedade”. Pode-se ampliar essa visão mais ainda: “o campo universitário precisa ter uma atuação direta nas questões sociais, com ações no interior da sociedade”, comenta Adércia.

No evento, a Contee coordena o eixo “A Universidade como uma instituição estratégica e as lutas dos trabalhadores na educação Superior”, destacando o movimento privatista do ensino superior em três momentos: primeiro com o crescimento das instituições privadas durante a ditadura civil/militar, depois na década de 90 com o Projeto Neoliberal e, no terceiro momento, com a Lei de Diretrizes e Base (LDB), quando permitiu a criação dos Institutos de Ensino Superior, sem a obrigatoriedade no investimento em pesquisa e extensão.