Comentários desativados em Plano Nacional de Educação: Contee organiza novas ações e mobilizações pela aprovação

A Contee segue firme na luta pela aprovação do novo Plano Nacional de Educação, (PNE) reivindicado pela sociedade desde a Conferência Nacional de Educação (Conae) em 2010. Uma das estratégias nesta etapa da mobilização está a distribuição de um folder informando as reivindicações da sociedade, já que o PNE agora, vai tramitar no Senado federal.

O material elaborado, será distribuído aos parlamentares, entidades filiadas e movimentos sociais e sindicais. O conteúdo do folder, foca a necessidade da imediata votação que garanta uma educação pública, gratuita e com qualidade socialmente referenciada.

“Agora é a vez do Senado: 10% do PIB para a educação – PNE já!”

No folder, a Contee faz um alerta para que as mudanças que venham a ser aprovadas no texto votado no ano passado pela Câmara, não acarretem, de forma alguma, recuos e perdas no que foi definido na Conferência Nacional em 2010 e defendido pela sociedade através dos movimentos sindicais e sociais. “Um dos pontos fundamentais do novo PNE é a destinação de recursos vinculados ao percentual do PIB para investimento na educação. A luta pelos 10% do PIB coloca-se, portanto, como ponto essencial nesse debate. Mas esse investimento deve ser feito em educação pública, como foi aprovado pela Câmara dos Deputados, sem retrocessos que beneficiem o setor privatista, e não a educação”, reafirma o novo documento elaborado pela Contee. A coordenadora da Secretaria de Comunicação Social da Contee, Cristina de Castro, ressalta a importância desta mobilização pressionando o Senado e convoca todas as entidades filiadas a se engajarem neste movimento. “A Secretaria de Assuntos Educacionais já tem feito um esforço intenso para envolver os sindicatos e federações nesta discussão. É muito importante que as entidades procurem os senadores de seus estados e apresentem as propostas da Contee e de toda a base”, enfatiza Cristina.