Comentários desativados em ‘Professor é professor’: Contee lança campanha nacional pela equiparação salarial na educação básica

Atualizado 16/03/2015

“Professor é professor. Diferentes, mas iguais.”

É com esse mote que Contee lança hoje (3) uma campanha pela valorização dos professores e professoras que atuam na educação infantil e no ensino fundamental.

Com o lema, o objetivo é defender que, a despeito das especificidades de cada um dos níveis de ensino – infantil, fundamental e médio –, todos os docentes que atuam na educação básica têm papel imprescindível na vida escolar dos estudantes.

Ao mesmo tempo em que reconhece a diversidade do trabalho e dos profissionais docentes – daí a falsa contradição: “diferentes, mas iguais” –, a campanha destaca que os professores têm a mesma formação, mesma necessidade de atualização constante e volume de trabalho equivalentes. Por isso, não há justificativa para negar a equiparação salarial para os professores e professoras da educação básica, da educação infantil ao ensino médio. Professores das séries iniciais não podem continuar a ser desvalorizados, recebendo salários menores.

A defesa da isonomia salarial e a necessidade de uma campanha nacional com esse objetivo, encampada pela Contee, havia sido aprovada em novembro do ano passado, durante o XVII Conselho Sindical (Consind) da Confederação. Nossa defesa é a de que “Equiparação salarial na educação básica é o mais justo”. Por isso, ao apresentar os argumentos que justificam o pedido de isonomia nos valores hora-aula, os materiais apelam para o senso de justiça dessa reivindicação.

A campanha será desenvolvida em parceria com as entidades filiada e todas as peças (anúncios, outdoors, camisetas e posts para redes sociais) estão disponíveis no Portal da Contee no formato PDF. Isso garante a possibilidade de os sindicatos e federações filiados à Confederação poderem personalizar e adequar os materiais às realidades locais, inserindo seus logotipos (para essa personalização, basta que os arquivos sejam abertos ou importados para softwares gráficos como Corel Draw, Adobe Ilustrator ou Photoshop). Mas é fundamental frisar a importância de que sejam mantidas a estratégia argumentativa das peças, a autoria e a assinatura com o logotipo da Contee, a fim de reforçar o caráter nacional e a amplitude da campanha. Esta é uma luta conjunta da Contee e de suas entidades filiadas. É uma luta nacional!

A campanha é voltada para a conscientização de pais, estudantes, donos de escolas e toda a sociedade. O engajamento de todas as entidades será essencial para que sejam alcançados reflexos efetivos nas negociações coletivas já em curso em todo o Brasil.

Veja abaixo as peças da campanha e faça o download:

Baixe aqui para compartilhar

Baixe aqui o outdoor