Seminários Regionais discutem o Plano Nacional de Educação

Comentários desativados em Seminários Regionais discutem o Plano Nacional de Educação

Com o objetivo de fomentar, aprimorar e contribuir para o debate público sobre o novo Plano Nacional de Educação (PNE), proposto no Projeto de Lei Nº 8035/10, em tramitação no Congresso Nacional, é que as comissões de Educação da Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa de Santa Catarina estão organizando Seminários Regionais sobre o PNE.

Entre os meses de julho e agosto, os debates acontecem em 4 municípios do estado. Os Seminários em Blumenau e Criciúma aconteceram, respectivamente, nos dia 12 e 18 de julho.

A profª Adércia Hostin, Secretária de Assuntos Educacionais da Contee e Presidente do Sinpro Itajaí e Região, vem participando dos encontros levando ao conhecimento da sociedade as bandeiras de lutas dos trabalhadores do setor privado. Adércia chama a atenção para as emendas protocolizadas pela confederação. As proposições dizem respeito ao limite do número de alunos em sala de aula, a verdadeira fábrica de diplomas que as universidades privadas estão se tornando, o preocupante avanço do ensino a distância e a precarização do trabalho profissional. “Acompanhamos o trâmite sobre o plano e acreditamos que esta participação é uma das formas de mostrar que os trabalhadores estão organizados para terem seus direitos contemplados. Os patrões também estão discutindo o PNE, só que defendendo os interesses deles, que são bem diferentes dos nossos” declara a professora.

Durante os seminários, parlamentares, professores, representantes sindicais e estudiosos da educação também dividiram seus conhecimentos e contribuíram com pesquisas e informações pertinentes para o avanço do Plano Nacional de Educação alertando para as necessidades e urgências da Educação Básica, Ensino Superior, Educação Infantil, qualidade no ensino e financiamento educacional.

Para a deputada Luciane Carminatti, vice-presidente da Comissão de Educação da ALESC, é preciso garantir que as propostas aprovadas ano passado durante a Conferência Nacional de Educação (CONAE) sejam efetivadas no Plano. “Queremos que esses próximos 10 anos sejam marcados por avanços necessários para a educação brasileira, como a erradicação do analfabetismo, universalização da educação infantil, valorização dos professores, gestão democrática, garantia de acesso em todos os níveis, que estão entre as 20 metas apresentadas pelo MEC no PNE. Para que isso aconteça, precisamos não apenas conhecer as 20 metas propostas no PNE, mas debater e apresentar as emendas necessárias para garantir em Lei os avanços necessários para a educação brasileira em todos os níveis” afirma a deputada.

Os próximos seminários regionais organizados pela ALESC acontecerão nos dias 8 de agosto em Joaçaba e 15 de agosto em Joinville. As inscrições para os Seminários Regionais deverão ser feitas através do site: www.alesc.sc.gov/escola.

No dia 24 de agosto, o Sindicato dos Professores realizará uma mesa redonda sobre o PNE com a presença de representantes do SINPRO, SINTE e dos mandatos do Deputado Volnei Morastoni e Luciane Carminatti, a partir das 19h e 30min no auditório da entidade.

Fotos: Daniela Savi – unesc.net