Sindicato participa de nova reunião de negociação da campanha salarial

Comentários desativados em Sindicato participa de nova reunião de negociação da campanha salarial

O Sindicato dos Professores de Itajaí e Região, participa, nesta sexta-feira, 22 de março, de mais uma rodada da Campanha Salarial 2013. a principal reivindicação deste ano vem sendo em cima de questões salariais. O reajuste, deve chegar a 7%, dentro dos Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Como de costume, os representantes do Sinepe estavam com o discurso afinadíssimo quanto ao tamanho do cobertor e tamanho do frio. Numa das reuniões, o presidente do Sinepe usa de metáforas para falar da saúde financeira das instituições. Com ar de ironia, o presidente defende que os donos de escola estão com o cobertor curto demais para o inverno catarinense. Se cobrem o peito, descobrem as pernas. Se puxam de um lado, destapam o outro. Ora, essa. Esquisito que o cobertor esquenta sempre o lado das reformas, do marketing e do investimento em novos equipamentos. Dificilmente este cobertor esquenta o lado dos trabalhadores. Para estes, um sono leve, basta.

Trabalhadores descontentes

Os trabalhadores em educação do setor privado de Santa Catarina demonstram descontentamento com os valores salariais. Acusam e comprovam, como o investimento do dinheiro vem sendo aplicado: reformas, ampliações, marketing externo e pouco, muito pouco investimento no humano, no pessoal, no salarial.

O que se vê, muitas vezes, são professores optando por trabalharem no ensino público, já que os educadores do ensino particular vem sendo tratados com descaso pelos donos de escola. Ao invés de investimentos e valorização, o que estamos recebendo são Planos de Demissão Voluntária, situações de assédio, dinheiro destinado às reformas, ampliações e muito pouco no salário e na qualidade do trabalho docente.

Salário do auxiliar de classe

Além de se manterem firmes na luta pelo ganho real, o Sinpro Itajaí e Região e os demais sindicatos, reivindicam um aumento maior para o profissional que atua como auxiliar de classe. Os trabalhadores propuseram um reajuste acima de 9% para estes profissionais ou então a equiparação com o piso do magistério estadual. Este assunto também será tema do encontro desta sexta-feira (22).