Sindicatos e centrais sindicais: na luta por uma educação de qualidade.

Comentários desativados em Sindicatos e centrais sindicais: na luta por uma educação de qualidade.

A Central única dos Trabalhadores – CUT, também vem empreendendo debates acerca do PNE. A Secretária geral da entidade em Santa Catarina, Ana Júlia Rodrigues, afirma que é função dos sindicatos, federações e confederações fomentarem a discussão sobre o PNE com todas as categorias de trabalhadores, não só entres os profissionais da educação.

“Este plano ainda está em disputa. Os setores patronais e empresarias também tem seus interesses e lá no Congresso Nacional, nem sempre prevalece a vontade das maiorias. Precisamos pressionar os deputados para que não aprovem as emendas dos empresários, que não participam da elaboração do Plano e agora querem dar pitacos ” ressalta a dirigente.

Para a professora Adércia Hostin, manter a sociedade informada e dialogar com todos os setores é o melhor caminho para que a lei seja aprovada de acordo com o pensamento da classe trabalhadora. “Para nós, trabalhadores do setor privado, defender uma educação pública de qualidade, é lutar pelo avanço nas políticas educacionais como um todo. Lutamos pela regulamentação do setor privado para que se constitua como mais um pilar na busca de avanços para os trabalhadores e para sociedade” destaca a professora.

146 f4

Adércia salientou ainda que este foi o primeiro de uma série de debates que o Sinpro vai realizar ao longo deste semestre até a votação do Plano. “Se tivermos que ir em marcha até Brasília para pressionar os deputados, nós iremos. O que não podemos é deixar esse momento passar sem mobilização e participação popular.” A dirigente agradeceu a presença de todos informando que no site do Sinpro há mais informações e notícias sobre a tramitação do Projeto.