Formação política e planejamento estratégico no Sinpro

      Comentários desativados em Formação política e planejamento estratégico no Sinpro
211 5

Manter acesa a chama da organização sindical, da formação política e da participação ativa. Continuar sendo uma entidade referência na luta pelos direitos dos trabalhadores. Seguir na organização estrutural e estreitar o diálogo com a sociedade. Estes foram alguns dos assuntos discutidos durante as duas primeiras reuniões para formação política e planejamento realizada pela diretoria do Sinpro.

O primeiro encontro aconteceu dia 2 de fevereiro na sede da entidade e teve continuidade no dia em, 2 de março. De acordo com a profª Adércia Hostin, presidente do Sinpro, as reuniões acontecerão quinzenalmente e seguirão um método que inclui estudos temáticos embasados, principalmente, por pesquisas desenvolvidas pelo Departamento Intersindical de Estatíticas e Estudos Sócioeconoômicos – Dieese e pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar – Diap; além de avaliação e planejamento de ações que busquem a aproximação do sindicato com a base e o maior envolvimento dos sindicalizados nas ações da entidade.

“Estas reuniões acontecerão a cada 15 dias das 8h da manhã até as 18h. O objetivo é que os diretores estejam sem constante formação, pois a política sindical é complexa e muda de acordo com a conjuntura” afirma Adércia. Nestes primeiros encontros, os diretores trabalharam com os livros A Situação do trabalho no Brasil na primeira década dos anos 2000 – Fornecido pelo Dieese e Movimento Sindical: Passado, Presente e Futuro – Autor: Antonio Augusto de Queiroz – Fornecido pelo Diap.

Avaliação constante e aplicação do planejamento

Assim como em sala de aula, é o planejamento bem elaborado e executado, juntamente com a avaliação permanente que resultam em qualidade de aprendizagem, a entidade sindical precisa também manter o foco no planejamento, na execução e na avaliação. O principal projeto para este ano está focado na sindicalização e a ampliação da participação dos sindicalizados nas políticas e ações sindicais. A direção discutiu e elencou prioridades na busca por um resultado positivo estabelecendo objetivos para a ampliação da base e aproximação do filiados. O Sinpro pretende criar ações que busquem o fortalecimento nas unidades escolares e nas instituições de ensino superior; ampliar o quadro de visitas nas escolas levando informações do sindicato estreitando o diálogo com os educadores; instigar o interesse dos professores a procurar o sindicato em todas as suas necessidades como trabalhadores e ampliar a participação do sindicato nas ações da sociedade, para além de nossa categoria. Dirigentes, funcionários e assessores já estão preparando ações e eventos para implementar estes objetivos.Um encontro com educadores do ensino superior já está sendo preparado para o mês de março e deve contar com a presença da profª e assessora especial do Sinpro Rio, Aparecida Tiradentes, pesquisadora do tema relações de trabalho e políticas sobre o Ensino Superior no Brasil. Além disso, o sindicato pretende distribuir, mensalmente, o boletim impresso e dinamizar as mídias eletrônicas como instrumento rápido e de fácil acesso através de boletins eletrônicos e mensagens via celular. Um calendário de visitas nas unidades de ensino também já está sendo preparado e deve começar a ser implementado na segunda quinzena deste mês. Fotos: Sinpro Itajaí e Região

 

 

{backbutton}