Pelo menos 3 grandes encontros de trabalhadores já estão agendados para 2012 e devem ser fundamentais para a organização e avanço das políticas sindicais do pais. O Congresso estadual da CUT, (Cecut),
o Congresso nacional (Concut) e o congresso da CONTEE (Conatee) serão espaços de debates e deliberações de novos rumos e metas para o movimento sindical brasileiro.
A Central Única dos Trabalhadores (CUT) já está organizando o 11º Congresso Estaduais como preparativo para o congresso nacional. Em Santa Catarina, o Cecut acontecerá entre os dias 31 de maio, 01 e 02 de junho de 2012, em Florianópolis.
O evento é uma prévia do Congresso Nacional da CUT (Concut), principal encontro da entidade, que acontece a cada três anos. Em 2012, o CONCUT será de 09 a 13 de julho em São Paulo. O objetivo dos congressos é debater as teses para o próximo período, fazer um balanço do mandato e realinhar as lutas partindo de análises das conjunturas políticas nacionais e estaduais. É também momento de eleição nas diretorias estaduais e nacional.
Congresso da CONTEE será em setembro
A CONTEE também já deu o pontapé inicial para a organização do VIII CONATEE, o congresso que decide as políticas e os rumos da confederação dos trabalhadores em educação, que acontecerá entre os dias 31 de agosto, 1 e 2 de setembro, em São Paulo.
“São encontros que tem como fundamentação política a democratização da organização sindical. São momentos para o movimento sindical afirmar ações que garantam ampliação de direitos para toda a classe trabalhadora” explica a profª Adércia Hostin, Coordenadora geral do SINPRO e Secretária de Assuntos Educacionais da CONTEE.
{backbutton}