SINPRO Devolve Imposto Sindical aos Filiados

      Comentários desativados em SINPRO Devolve Imposto Sindical aos Filiados
191 3

Sindicato dos Professores da rede privada é uma das poucas entidades sindicais que devolve ao filiado o valor de um dia do trabalho, descontado de maneira compulsória do salário do trabalhador.

Professores filiados já estão recebendo a devolução do imposto sindical, através de cheque nominal, com 60% do valor descontado em abril. O imposto sindical corresponde a um dia de trabalho e é descontado, diretamente, em folha de pagamento seja o trabalhador filiado ou não ao seu sindicato de classe.

O SINPRO defende que um sindicato seja mantido por ideais de igualdade e de melhores condições de trabalho para todos. Por isso, não corrobora com práticas que engessem o movimento dos trabalhadores.

Por isso, a devolução da parte do imposto sindical que cabe ao SINPRO é uma prática histórica e que continuará sendo realizada. O sindicato entende que os trabalhadores filiados já contribuem mensalmente para manter a estrutura mínima que um sindicato representativo como o SINPRO precisa ter.

 

Como será feita a devolução do imposto sindical

Desde 28 de maio, funcionários e dirigentes do SINPRO estão percorrendo todas as unidades de ensino e entregando o cheque aos educadores filiados. A devolução segue por todo o mês de junho. Se algum professor estiver em licença ou não for encontrado, poderá retirar seu cheque na sede do sindicato, em horário comercial. Tenha em mãos documento com foto e a carteirinha de sócio.

 

Saiba a diferença entre imposto sindical e taxa confederativa

Todo trabalhador tem, ao longo do ano, três descontos compulsórios atribuídos aos sindicatos. Herança de um tempo em que o estado controlava as entidades sindicais, inclusive na sua forma de gerência. Estes descontos têm o nome de imposto sindical e taxa confederativa.

Os valores descontados do Imposto Sindical são divididos entre o Ministério do Trabalho, confederações, federações e sindicatos. Já os valores pertinentes à taxa confederativa vão para as entidades sindicais.

O imposto sindical corresponde a um dia de trabalho, descontado em março. Sessenta por cento do valor descontado que vem para o sindicato, já está sendo devolvido aos professores filiados, através de cheque nominal. O desconto da taxa confederativa corresponde a 1,5% sobre o salário bruto.

De olho na folha de pagamento

 

191 f3

 

 

 

 

{backbutton}