Plano Nacional de Educação começa a ser votado neste 12 de junho

      Comentários desativados em Plano Nacional de Educação começa a ser votado neste 12 de junho
191 4

Foram 17 meses de tramitação e, finalmente, hoje, 12 de junho, começa a ser votado o projeto de lei que cria o novo Plano Nacional de Educação (PNE).O ponto mais polêmico da proposta, que vai determinar 20 metas educacionais que o Brasil deverá atingir em dez anos, continua sendo o investimento no setor.

Ainda não há acordo entre os parlamentares para aprovar a meta definida pelo relator, deputado Angelo Vanhoni (PT-PR).

A votação, que estava marcada para a última semana de maio, foi adiada por falta de quórum.

A última versão do relatório do PL, apresentado por Vanhoni, estabelece um patamar de investimento público em educação de 7,5% do Produto Interno Bruto (PIB) – hoje são aplicados cerca de 5% do PIB na área. Esse é o limite negociado com o governo. Porém, parte dos parlamentares da Comissão Especial que analisa o PNE e entidades da sociedade civil pressionam para que esse índice seja revisto para 10%.

Movimentos de trabalhadores, estudantes e sociedade civil organizada marcaram para hoje, às 10h, uma mobilização nas redes sociais para pressionar pela revisão da meta de investimento. Os usuários do Twitter vão usar as hashtags #VOTA10 e #PNEpraVALER com o objetivo pressionar os parlamentares da comissão a aumentar o índice. No facebook, a mobilização também já está acontecendo com frases que pressionam o governo e mostram o desejo da sociedade.

Além de uma meta de investimento, o PNE estabelece outros objetivos que o país deverá atingir em dez anos – entre elas o aumento do atendimento em creche, a melhoria da qualidade da educação e o crescimento do percentual da população com ensino superior.

A professora Adércia Hostin, coordenadora geral do SINPRO e Secretária de Assuntos educacionais da CONTEE, está em Brasília acompanhando esta votação histórica para a conjuntura educacional brasileira.

Informações: Agência Brasil

 

191 f4

 

 

 

 

 

{backbutton}