BookCrossing: a rede social da leitura e do conhecimento

      Comentários desativados em BookCrossing: a rede social da leitura e do conhecimento
205 2

Um livro que viaja pelo mundo, que tem cheiro de um desconhecido e traz, além da história contida nele, a história da aventura que percorreu até chegar em suas mãos.

Não, não é um livro que está na estante da livraria ou do sebo. Trata-se de um livro viajante, que tem tantas histórias escritas quanto vividas.

Essa é um pouco a idéia do movimento BookCrossing, que quer transformar o mundo numa grande biblioteca. Este conceito surgiu nos Estados Unidos e pode ser definido como a prática de deixar um livro num local público, para que outros o encontrem, o leiam, o voltem a torná-lo de propriedade pública novamente.

De acordo com informações no site do movimento, para que esta prática de “libertar” livros se torne numa realidade, os participantes não deve se importar em deixar os seus livros em locais públicos (cafés, transportes públicos, bancos de jardim e outros sítios que a imaginação ditar) para que o maior número de pessoas os possam ler, em vez de os manterem parados nas suas estantes. “Desta forma, o acesso à cultura e especificamente à leitura torna-se verdadeiramente universal” informa o site.

O BookCrossing é uma Biblioteca Mundial, uma rede social inteligente e ativa. É uma celebração da literatura em um lugar onde livros ganham uma nova vida. É como dar ao livro uma identidade única e, conforme a edição é passada de leitor a leitor, ele pode ser rastreado e assim unir seus leitores. Existem atualmente 1.320.944 BookCrossers e 9.305.198 livros viajando por 132 países.

Segundo a professora Roberta Peinador, dirigente do Sinpro que leciona Literatura, em Balneário Camboriú este movimento já começou e pode ser explorado muito por estudantes e professores e dá a dica para quem quer participar e colaborar com este rede social da leitura. “No site do movimento é possível encontrar todas as informações para quem quiser se cadastrar e participar deste projeto cultural. Leitores de Balneário Camboriú já estão conectados e começam a dar vida ao movimento aqui na região.

Para saber como participar e entender o funcionamento do projeto acesse www.bookcrossing.com , onde você terá detalhes do movimento e de como colaborar para uma vida com mais livros fora das estantes.

 

205 f2

 

 

 

 

 

{backbutton}